Olá. Seja Bem Vindo.

QUE LEGAL VOCE TER ACESSADO NOSSO BOLG.

SO A EDUCAÇÃO DESENVOLVE QUALQUER, INDIVÍDUO NAÇÃO. VAMOS PESQUISAR CADA DIA MAIS...

sexta-feira, 2 de março de 2007

Plano de Estudo de 9 anos de 2007

3 METODOLOGIA DE ENSINO


A metodologia adotada é a da pesquisa participante por proporcionar, ao mesmo tempo, uma prática de participação, de investigação e de ação educativa. A pesquisa participante tem como principais características:
uma intencionalidade política explícita de trabalho com a camada social historicamente excluída dos processos econômicos, sociais e culturais;
uma prática de educação integrada, articulada, de investigação e participação social como momentos de um processo de análise das contradições que explicam as estruturas determinantes da realidade imediata que está sendo analisada na perspectiva de sua superação;
a participação efetiva das camadas populares como sujeitos de um processo de produção de conhecimento, ao mesmo tempo, de definições de políticas públicas;
o suporte de trabalho em uma base ou grupos organizados que formulem propostas práticas de intervenção na realidade que está sendo investigada na perspectiva de efetiva transformação.
A partir do conhecimento pesquisado, foram constituídos os temas/Eixos articuladores que envolvem o Homem e o Meio Ambiente x Trabalho e Tecnologias. Estes Temas/Eixos são possibilidades que a comunidade escolar tem de articular, no trabalho pedagógico, a realidade sócio cultural e o contexto universal, imprimindo, no trabalho conjunto e de cooperação, uma lógica de construção do conhecimento, respeitando as necessidades existenciais, individuais e da comunidade com seus ritmos diversificados. Assim, os Temas/Eixos vão sendo aprofundados, outros vão sendo introduzidos e novas temáticas vão sendo pesquisados.
A articulação entre os diferentes saberes, conhecimentos, vivências, escola, comunidade e o meio ambiente constituem-se através do trabalho entre as áreas do conhecimento, refletindo sobre a prática que é constituída e reconstituída como práxis em decorrência de uma metodologia dialética, visando à transformação da realidade.
4 OBJETIVOS GERAIS DO TEMA GERADOR
VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO
· Compreender-se como sujeito coletivo, autônomo, participativo, solidário, cooperativo, possuidor de direitos e deveres políticos, civis e sociais que repudia injustiças, discriminações, respeita e faz-se respeitar, relaciona-se, exerce a cidadania e a democracia;
· Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, respeitando a opinião e o conhecimento produzido pelo outro, utilizando o diálogo argumentativo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas fundamentais;
· Desenvolver o auto-conhecimento, a criatividade, a auto-estima, a auto-imagem, a sensibilidade e a afetividade, para agir com persistência na busca do conhecimento;
· Entender-se como ser transcendente, parte integrante do universo, que reconhece a interdependência fundamental de todos os fenômenos de um mundo mais equilibrado;
· Identificar e valorizar a multiculturalidade, patrimônio sócio-cultural brasileiro, riograndense e latino-americano, superando os preconceitos de classe social, de crença,de gênero, de raça, de etnia e características individuais;
· Reconhecer-se integrante do ambiente, compreendendo a inter-relação entre seus elementos, nas dimensões ecológicas, social e política, enquanto co-participante do processo de melhoria da qualidade de vida;
· Identificar os fenômenos do mundo natural em diferentes espaços e tempos, buscando explicações científicas de forma significativa, avaliando as transformações que o Ser Humano historicamente impõem à natureza, utilizando-se para isso de conhecimentos científicos;
· Conhecer, no contexto internacional o Brasil, o Rio Grande do Sul, o município de Nova Ramada e a família, nas dimensões histórica, social, espacial, política, material e cultural, a partir do sentimento de pertencimento, fortalecer a identidade nacional e a valorização da integração Latino-americana ;
· Valer-se das linguagens expressiva-verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal para expressar e comunicar suas idéias, sentimentos e valores, interpretando, questionando, ressignificando e reapropriando-se das produções culturais;
· Utilizar a língua portuguesa nas formas oral e escrita, nas intenções sócio-comunicativas, trocando informações, expressando sentimentos, formulando juízos, identificando situações, atendendo diferentes intenções e contextos de comunicação ;
· Apropriar-se dos fundamentos de uma língua estrangeira moderna como meio de iniciar-se na integração com o mundo e com a América Latina;
· Valer-se do conhecimento lógico-matemático, identificando, analisando e abstraindo, através de situações-problema numa relação de sujeito como mundo real, interpretado e construído em diferentes línguas ;
· Reconhecer-se como corpo que age , aprende, vive, interage, desenvolve-se, adapta-se e deseja, assumindo com responsabilidade a sua saúde e bem estar e dos demais.



5 COMPLEXOS TEMÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL

1º TRIMESTRE
COMPLEXO A - SAÚDE
Compreender que o estado de saúde depende da satisfação das necessidades biológicas, afetivas, sociais e culturais, as quais apresentam particularidades em cada indivíduo, nas diferentes culturas e fases da vida, desenvolvendo hábitos propícios a uma vida saudável - alimentação, exercícios físicos, homeopatia - com a finalidade de diminuir o atendimento à saúde curativa.


2º TRIMESTRE
COMPLEXO B - AGRICULTURA ALTERNATIVA
Desenvolver uma mudança de mentalidade agrícola hoje, para conscientizar nossos agricultores que, agricultura racional não se restringe apenas a duas culturas e sim, engloba todos os setores e fatores de produção.

3º TRIMESTRE
COMPLEXO C - TECNOLOGIA
Apropriar-se das inovações científico/tecnológicas, fontes geradoras do conhecimento, necessárias para o desenvolvimento do sujeito na vida contemporânea e no mundo do trabalho.


6 OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Respeitar a expressão e as competências infantis, garantindo a identidade, a autonomia e a cidadania da criança em desenvolvimento, integrando aspectos físicos, afetivos, cognitivos, sociais e culturais da criança nas práticas de educação e cuidado.


7 OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Construir os saberes necessários para serem trabalhados pelos educadores/educandos que habitam em Nova Ramada/RS, envolvendo as áreas Sócio-histórica, Sociobiológica, Lógico-matemática e de Expressão.
Promover o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do raciocínio lógico, respeitando os estágios do desenvolvimento humano.
Proporcionar desafios e situações que levem a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, comprometida com a transformação social, valorizando os diversos saberes e a cultura popular, contribuindo no desenvolvimento de sujeitos críticos e autônomos, sujeitos da história.
Desenvolver a capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores humanistas (solidariedade, justiça social, honestidade, responsabilidade, respeito às diferenças) que possam contribuir para o bem estar de todos, fortalecendo os vínculos da família, dos laços de solidariedade humana em que se assenta a vida social.
Respeitar a diversidade cultural dos sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem, considerando as peculiaridades locais em seus aspectos econômicos e sociais.
Construir a escola como um espaço de elaboração, articulação e difusão dos diferentes saberes, visando à formação de sujeitos individuais e coletivos que atuem no meio social, buscando a sua transformação.
Transformar a escola em um espaço verdadeiramente público que integre comunidade, instituições públicas, movimentos sociais, organizações não governamentais e sindicais em um projeto de desenvolvimento social e econômico.
Proporcionar a continuidade dos estudos para crianças, jovens e adultos, para que possam constituir-se como cidadãos.
Incentivar a prática de pesquisa e projetos que contemplem o desenvolvimento da agricultura familiar com práticas agroecológicas e ambientais, como também projetos associativistas/cooperativistas das mais diversas formas.
Consolidar um processo participativo de construção e apropriação do conhecimento e das tecnologias, propiciando ao educando a possibilidade de inserção e transformação da realidade.

8 OBJETIVOS DO ENSINO MÉDIO

Resignificar e aprofundar os conhecimentos como meio de desvelar e compreender o contexto da realidade em que o educando está inserido;
Proporcionar uma educação vinculada ao mundo do trabalho e para a cidadania, proporcionado ao educando condições de inserir-se à novas situações, criando alternativas integradas e cooperativas a nível local e regional, em busca de um desenvolvimento sustentável;
Aprimorar os mecanismos da busca da construção do saber, que levarão a formação do educando, incluindo a ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
Compreender os fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, de forma interdisciplinar;
Oportunizar ao educando a pesquisa, partindo do senso comum ao saber científico como forma de desenvolver suas aptidões.


9 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

9.1 CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO
As situações de aprendizado envolverão atividades que vão além dos tempos e das áreas de conhecimento. Uma delas será a participação democrática vivenciada pelos educandos pelo próprio funcionamento da Escola, envolvendo atividades comunitárias, visitas educativas, jornadas pedagógicas, etc.
A construção social do conhecimento pressupõe que:
o conhecimento universal é compreendido como um direito de todos, construído coletivamente como processo de desvelamento, apreensão e transformação da realidade e mediado pelo contexto histórico social;
a construção do conhecimento é comprometida com a transformação social, referenciado na realidade histórica, em interação com os diferentes saberes e valorização da cultura popular;
a prática educativa será democrática, participativa e dialógica;
a educação é fundada em valores humanistas (solidariedade, justiça social, honestidade, responsabilidade e respeito às diferenças).


9.2 EDUCAÇÃO INFANTIL

- Caracteriza-se pela socialização dos educandos, visualização do mundo letrado e as diversas formas de comunicação, desenvolvimento e aprimoramento das capacidades motoras, visuais, auditivas, de expressão oral, grafismo infantil, além do raciocínio lógico, matemático, memória, levantamento de hipóteses e desinibição frente a situações diversas. Busca-se o desenvolvimento da autonomia intelectual da criança que será alargado num processo contínuo das fases de desenvolvimento. Na Educação infantil será respeitada a idade de ingresso na escola conforme legislação vigente.

9.3 ETAPAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

- 1ª Etapa: (6, 7 e 8 anos): Corresponde a etapa da alfabetização, onde os educandos fazem a construção da leitura e da escrita nas diferentes áreas do conhecimento, instrumentalizando-se para o aprender, introduzindo formalmente a criança no processo de aquisição da língua escrita, com o conhecimento e fixação do instrumental escrito em suas normas gerais e básicas, que possibilitam o uso dos sinais gráficos convencionados, considerando as experiências de vida, diferentes expressões étnicas e culturais, bem como os saberes populares.

- 2ª Etapa: (9 e 10 anos): Corresponde a construção da leitura e da escrita na análise das diversas manifestações culturais da humanidade, articulando o saber popular ao científico, bem como na compreensão das diversas linguagens do conhecimento e suas contribuições no desvelamento da organização da sociedade e suas relações sociais.

- 3ª Etapa: (11 e 12 anos): Corresponde a construção da leitura e da escrita, enfocando as diversas possibilidades de construção do conhecimento, num processo coletivo, dialógico e permanente, usando o saber sistematizado para além do senso comum, como possibilidade de transformação pela análise crítica fundada na ciência.

- 4ª Etapa: (13 e 14 anos): É a etapa de sistematização/teorização de todo o processo pedagógico até aqui desenvolvido, compreendendo as explicações cientificamente produzidas na interpretação e alteração da realidade como sujeitos históricos, críticos e criativos, para a construção de uma comunidade economicamente viável, ecologicamente sustentável e socialmente justa




9.4 ETAPAS DO ENSINO MÉDIO

1ª ETAPA: Compreensão da Realidade do ponto de vista do desenvolvimento; Espaços de gestão (família, escola, comunidade entre outros) e relações de poder; Formação cultural da população e construção da identidade;

2ª ETAPA: Relação do ser humano com o conjunto da natureza e o processo produtivo numa perspectiva ética e humanista; Políticas públicas em vista da qualidade de vida;

3ª ETAPA: Alternativas de desenvolvimento; Sistematização reflexiva do/sobre o processo realizado.

9.5 TEMPOS/ESPAÇOS O currículo a ser desenvolvido neste projeto tem duração mínima de 800 horas ano, sendo organizado em cinco etapas para o Ensino Fundamental e três etapas para o Ensino Médio.
Ao aluno não optantes pelo Ensino Religioso são oferecidas atividades compensatórias em Psicologia.

A fim de potencializar as aprendizagens desde a Educação Infantil até o Ensino Médio estão previstas atividades práticas e integradoras do educando em sua comunidade. As atividades previstas são organizadas concomitantemente ao desenvolvimento das atividades diárias e contará com parcerias da EMATER, Sindicatos, Igrejas, Organizações não governamentais e Secretarias Municipais, bem como toda comunidade de Nova Ramada.


9.9 TEMPOS EDUCATIVOS
Os tempos Educativos, que são suporte de desenvolvimento do projeto, são os seguintes:


9.9.1 TEMPO AULA (Todas as etapas):
Neste tempo, os educandos realizam a sistematização da pesquisa participante feita na comunidade, valorizando positivamente a capacidade de questionar e propor mudanças, buscando construir situações didáticas que potencializem tal capacidade e possibilitem o aprendizado do modo a utilizá-lo de forma conseqüente, responsável e eficaz, observando os saberes de cada área do conhecimento:
Aula: um tempo de quatro horas nas etapas 1, 2 e 3 e quatro tempos de 1 hora, sendo 4 horas por turno, nas etapas III e IV do Ensino Fundamental e nas etapas I, II e III do Ensino Médio;
Tarefas escolares realizadas individualmente e coletivamente.

9.9.2 TEMPO LAZER (Todas as etapas):
Será realizado conforme pesquisa e/ ou desejo definidos pelos educandos e educadores. Este tempo envolverá:
Jogos de Integração;
Teatros, danças, elenco artístico e festival de música, envolvendo atividades desenvolvidas em todas as áreas do conhecimento;
Atividades de fim de semana: passeio, jogos;
Artes cênicas;
Viagens culturais e/ ou de conhecimento e curiosidades sobre determinados locais, cidades, etc;
Atividades em música envolvendo grupo de canto;
Rádio/Escola (Espaço destinado aos educandos e educadores a manterem-se informados em relação a notícias da atualidade. Este tempo envolverá atividades de desenvolvimento da criatividade e o olhar às notícias de diferentes formas e fontes de origem.

9.9.3 TEMPO PESQUISA (Todas as etapas):
Este tempo envolverá:
A pesquisa participante de campo da etapa, envolvendo a compreensão da realidade do ponto de vista do desenvolvimento e espaços de gestão e relações de poder (família, escola e comunidade);
Pesquisa bibliográfica da história da comunidade e região;
Resgate histórico familiar;
Estudo teórico da proposta político pedagógica para conhecimento por parte do educando;
Visitas técnicas e educativas;
Atividades de experimentação no laboratório de informática;
Atividades de experimentação no laboratório de ciências;
Atividades interdisciplinares vinculadas aos focos previstos anualmente e culminarão (terceira etapa) em seu somatório na elaboração por parte dos educandos em projetos alternativos finais com temas optativos frente a realidade local e regional.

9.9.4 TEMPO LEITURA (Todas as etapas):
Será destinado aos educadores, educandos e funcionários para realizarem atividades de leitura envolvendo as diversas fontes de informação: Jornais, revistas, livros, romances, etc.
São destinados 15’ (quinze minutos) semanais e em dias alternados.


9.10 OBJETIVOS GERAIS DAS QUATRO ÁREAS

9.10.1 ÁREA DE EXPRESSÃO
Proporcionar condições de desenvolvimento do educando, utilizando suas habilidades e estilos pessoais dentro da linguagem e contextos sociais, valorizando a expressão corporal, oral e escrita, para que o aluno possa expressar seus sentimentos e emoções de forma adequada e significativa, tornando-se um ser participativo, cooperativo, sabedor de suas potencialidades, capaz de desenvolver sua autonomia agindo por si próprio, e tornando-se agente transformador da realidade;
Desenvolver percepções dos sentidos visuais, auditivos, gustativos, olfativos e táteis;
Valorização das culturas partindo do reconhecimento das matrizes culturais de cada comunidade, reafirmando-as e potencializando-as como raiz de identidade e fonte de auto-valorização pessoal e coletiva;
Respeitar, preservar, confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações de linguagens e grupos sociais;
Abordar, refletir e contextualizar as diferentes formas de expressão e comunicação artística (música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais), contemplando o cognitivo e o subjetivo, culminando na expressão materializada na produção do educando;
Compreender a língua portuguesa como língua materna geradora de significação e integradora da organização de mundo e da própria identidade.
Conhecer a Língua Estrangeira Moderna e utiliza-la como instrumento de acesso a informações de outras culturas e grupos sociais;
Desenvolver habilidades motoras com agilidade, coordenação e equilíbrio;
Conhecer o seu próprio corpo e seu desenvolvimento valorizando e respeitando o coletivo.
Compreender o funcionamento do organismo humano, de forma a reconhecer e modificar as atividades corporais, valorizando-as como recurso para melhoria das suas aptidões físicas.


9.10.2 ÁREA SOCIO-BIOLÓGICA
Proporcionar situações de aprendizagem que levem o indivíduo a construção de conhecimentos que caminhem para atitudes de respeito a vida e a preservação do meio ambiente, possibilitando o desenvolvimento de potencialidades que enfatizem atitudes inerentes a área cientifica, tais como observação, investigação e criticidade, de forma a ampliar o conhecimento para a solução de problemas cotidianos;
Apropriar-se das inovações científico-tecnológicas, fontes geradoras de conhecimento necessárias para a incorporação do sujeito na vida contemporânea e no mundo do trabalho;
Reconhecer-se integrante do ambiente, compreendendo a inter-relação de seus elementos, nas dimensões ecológicas, sociais e políticas, enquanto co-participante do processo de melhoria da qualidade de vida.


9.10.3 ÁREA LÓGICO-MATEMÁTICA
Promover a construção integrada dos conhecimentos matemáticos, desenvolvendo, nos alunos, o pensamento lógico, o espírito investigativo, crítico e criativo através da resolução de situações problemas, tornando-os autônomos, co-responsáveis por sua formação intelectual, social e moral e capazes de continuar a aprender, visando a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva.


9.10.4 ÁREA SÓCIO - HISTÓRICA
Desenvolver competências e habilidades para que o educando entenda a sociedade em que vive como uma construção humana que se constrói constantemente ao longo de gerações no processo contínuo e dotado de historicidade, reconhecendo e respeitando o modo de diferentes tempos e espaços, sentido-se agentes de transformações, conhecendo e usando novas tecnologias e sendo capaz de aplicá-las em prol de um mundo melhor.


9.11 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA ÁREA DE EXPRESSÃO

9.11.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
- Despertar o gosto pela educação física;
- Desenvolver habilidades motoras como agilidade, coordenação e equilíbrio;
- Levar ao conhecimento do próprio corpo e de seu desenvolvimento;
- Reeducar postura através de exercícios;
- Despertar e desenvolver o gosto por danças tradicionais gaúchas e de diversos estilos;
- Trabalhar jogos lúdicos, pré-desportivos, capoeira e jogos propriamente dito;
- Possibilitar o conhecimento e, conseqüentemente, a valorização e o respeito de diversas manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo.

9.11.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
- Vivenciar as quatro experiências básicas na aprendizagem da língua: ouvir, falar, ler e escrever com competência e autonomia;
- Construir a alfabetização como processo contínuo e progressivo;
- Valer-se da língua materna como instrumento da construção do conhecimento e componente de expressão, comunicação e interação social;
- Utilizar a oralidade como discurso e como meio de sociabilização;
- Empregar corretamente as estruturas da língua;
- Adquirir competências e gosto pela leitura de textos lingüísticos e não-lingüístico.

9.11.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

- Relação entre a percepção do próprio corpo e o do outro: noções de tamanho, largura, comprimento, profundidade, espaço, superfície e volume;
- Corpo como fonte de sons, movimento e ritmos;
- Explorar possibilidades de representação do corpo em diferentes tempos e culturas, considerando inicialmente o que está mais próximo do aluno;
- Identificação e (re) conhecimentos de espaços, objetos e manifestações do patrimônio artístico – sócio – cultural pessoal, local, regional, brasileiro e do mundo, compreendendo a relação entre história, cultura, imaginação, criação;
- Utilizar a oralidade como discurso e como meio de sociabilização.

9.11.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE INGLÊS
- Compreender claramente o sentido de tudo o que está sendo lido ou ouvido;
- Ler com fluência, com a entonação e o ritmo adequado e com a pronúncia clara e correta;
- Expressar-se em pensamentos corretos e completos, tanto oralmente como por escrito;
- Fixar e ampliar o vocabulário;
- Compreender, assimilar, fixar e dinamizar as estruturas ensinadas;
- Automatizar o uso da língua inglesa mediante aquisição progressivamente de estruturas básicas e vocabulário.

9.11.5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE ESPANHOL
- Ser um bom ouvinte, leitor e escritor em espanhol, com enfoque na atenção, na compreensão, na produção de novas idéias e significados;
- Compreender, através das habilidades lingüísticas, de como o mundo é entendido, organizado e representado por diferentes culturas, a fim de que possa melhor valorizar e construir progressivamente a noção de identidade pessoal e o sentimento de identidade nacional.


9.12 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA ÁREA LÓGICO MATEMÁTICA

9.12.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE MATEMÁTICA
Possibilitar aos alunos a vivência de situações de aprendizagem que promovam:
- Construção do conceito de números naturais e compreensão do sistema de numeração decimal;
- Compreensão do significado das operações e uso adequado das habilidades de cálculos;
- Compreensão das relações entre espaços lineares, superficiais e volumétricos;
- Incentivo à curiosidade e ao desenvolvimento da consciência crítica;
- Utilização da linguagem matemática nas outras áreas do conhecimento, relacionando-as;
- Abalo à crença no determinismo matemático, aprendendo a utilizar a idéia da incerteza.


9.13 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA ÁREA SOCIO-BIOLÓGICA

9.13.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE CIÊNCIAS
- Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo m que vive;
- Identificar relações entre conhecimentos científicos, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução;
- Saber usar conceitos científicos básicos, associando a energia, matéria, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
- Compreender a saúde como um bem individual e comum que deve ser promovido coletivamente;
- Compreender a tecnologia como meio para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários dos prejudiciais ao equilíbrio da natureza.

9.14 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA ÁREA SÓCIO HISTÓRICA

9.14.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
- Possibilitar ao educando, conhecendo a realidade de forma crítica, que se reconheça como agente histórico, visando a transformação para uma sociedade mais justa e igualitária;
- Proporcionar ao educando condições para compreender o processo de formação da sociedade em si, numa constante luta na apropriação dos recursos da natureza de forma consciente.

9.14.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE ENSINO RELIGIOSO
- Refletir e comprometer-se, à luza da palavra de Deus, com os valores cristãos em oposição aos pseudo-valores de nossa sociedade;
- Desenvolver a consciência da prática de liberdade e de responsabilidade pessoal;
- Promover o conhecimento e a descoberta da fé cristã como fator de vida e transformação;
- Possibilitar o conhecimento de outras tradições religiosas.

10 SABERES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL

10.1 SABERES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

- Eu – Identidade;
- As pessoas;
- Alfabeto;
- Potencialidades e limites;
- Família;
- Escola;
- Relações sociais;
- Seqüência numérica;
- Direitos e deveres das crianças;
- Importância dos hábitos de higiene e cuidados pessoais;
- Cooperação, convivência em grupo, sociabilidade;
- Ritmo e movimento;
- Percepção espaço – temporal;
- Os sentidos;
- Valorização das culturas;
- Psicomotricidade fina, ampla e visomotora;
- Alimentos produzidos e animais existentes na propriedade;
- Conservação do meio ambiente e cuidados com a natureza;
- Datas Comemorativas;
- Saúde e doença, perigos da auto-medicação;
- Alimentação sadia, higiene dos alimentos;
- Chás caseiros;
- Reconhecimento de letras;
- Identificação e reconhecimento de numerais;
- Lixo;
- Noção de tempo (ontem – hoje – amanhã), identificando nos relatos orais;
- Cuidados no trânsito;
- Profissões;
- Meios de comunicação;
- Meios de transporte;
- Criação e reprodução de histórias( desenhos e palavras);
- Elaboração de desenhos livres e palavras;
- Leitura de livros de literatura infantil pelo educador;
- Informatização;
- Brincadeiras e brinquedos;

10.2 SABERES DA 1ª ETAPA
- Eu – Identidade;
- As pessoas;
- Alfabeto;
- Potencialidades e limites;
- Família;
- Escola;
- Comunidade;
- Relações sociais;
- Relação entre letras e sons;
- Formar palavras e frases;
- Produção de textos;
- Seqüência numérica;
- Conjuntos;
- Operações fundamentais;
- Noção do dobro e metade (frações);
- Noção de dúzia e meia dúzia;
- Noção de medida de comprimento (palmo, régua e metro);
- Medidas de massa;
- Noções de multiplicação (tabuada do dois, cinco...);
- Histórias matemáticas orais e escritas;
- Direitos e deveres das crianças;
- Hábitos de higiene e cuidados pessoais;
- Cooperação, convivência em grupo, sociabilidade;
- Ritmo e movimento;
- Percepção espaço – temporal;
- Os sentidos;
- Valorização das culturas;
- Psicomotricidade fina, ampla e visomotora;
- Ciclo de vida do homem, animal e vegetal e suas características;
- Zona urbana e zona rural; como eram ontem, como são hoje;
- Ecologia e Meio Ambiente;
- Datas Comemorativas;
- Saúde e doença;
- Chás caseiros;
- Primeiros socorros;
- Estações do ano;
- Lixo;
- Sinônimos e antônimos;
- Leitura e escrita de qualquer palavra;
- Produção e leitura de textos;
- Reconhecimento de letras, palavras e frases;
- Identificação e reconhecimento de numerais;
- Adição com e sem reserva e subtração com e sem empréstimo;
- Elaboração e resolução de problemas envolvendo as 4 operações;
- Figuras geométricas;
- Noção de multiplicação em relação à adição(tabuada até o 5);
- Noção de tempo (ontem – hoje – amanhã), identificando nos relatos e textos;
- Sinais de trânsito;
- Profissões;
- Meios de comunicação;
- Meios de transporte;
- Medidas de tempo;
- Diferentes tipos de alfabeto, mantendo a categoria das letras;
- Criação e reprodução de histórias;
- Elaboração de textos livres;
- Leitura de palavras, textos e livros de literatura infantil;
- Auto correção ortográfica;
- Números de 0 a 99 ou até o infinito;
- Cálculos de adição e subtração;
- Sistema monetário;
- Tipos de linhas (retas, curvas, fechadas e abertas);
- Noção de multiplicação e divisão;
- Comércio:
- Indústria:
- Informatização;
- Brincadeiras e brinquedos;

10.3 SABERES DA 2ª ETAPA
- As pessoas;
- Fontes históricas;
- Potencialidades e limites;
- Família;
- Escola;
- Comunidade;
- Relações sociais;
- Produção de textos;
- Seqüência numérica;
- Conjuntos;
- Operações fundamentais;
- Noção do dobro e metade (frações);
- Unidade, dezena, centena, milhar...;
- Noção de medida de comprimento (palmo, régua e metro);
- Medidas de massa;
- Noções de multiplicação (tabuada...);
- Problemas matemáticos orais e escritos;
- Direitos e deveres das crianças;
- Importância dos hábitos de higiene e cuidados pessoais;
- Cooperação, convivência em grupo, sociabilidade;
- Ritmo e movimento;
- Percepção espaço – temporal;
- Os sentidos;
- Valorização das culturas;
- Psicomotricidade fina, ampla e visomotora;
- Ciclo de vida do homem, animal e vegetal e suas características;
- Zona urbana e zona rural; como eram ontem, como são hoje;
- Ecologia e Meio Ambiente;
- Datas Comemorativas;
- Plantio direto;
- Agrotóxicos;
- Diversificação de culturas;
- Estudos dos animais;
- Reflorestamento;
- Seleção e reaproveitamento do lixo;
- Paisagismo;
- Saúde e doença;
- Cultura Regional;
- Perigos da auto medicação;
- Chás caseiros;
- Primeiros socorros;
- Estações do ano;
- Lixo;
- Sinônimos e antônimos;
- Leitura e escrita de qualquer palavra;
- Produção e leitura de textos;
- Reconhecimento de palavras e frases e expressões;
- Identificação e reconhecimento de numerais;
- Perímetro e área;
- Elaboração e resolução cálculos e problemas envolvendo as 4 operações;
- Figuras geométricas;
- Noção de tempo (ontem – hoje – amanhã), identificando nos relatos e textos;
- Aparelhos respiratório, circulatório, digestivo e urinário;

10.4 SABERES DA 3ª ETAPA
10.4.1 Área de Expressão:
- Corpo;
- Jogos;
- Danças;
- Recreação;
- Espaço;
- Dramatização: Histórias de livros, Fantoches, Textos, Peças teatrais;
- Recitação: .Poesia, Textos, Produção;
- Desenhos;
- Dança;
- Música: Paródia;
- Recorte e colagem: crônica;
- Leitura;
- Gramática: Greetings; Personal pronouns; Colors; Direct and Indirect Speech; Verb to be; Articles; Demonstratives;
- Text comprehension;
- Oralidade;
- Dramatização;
- Produção textual;
- Leitura e interpretação;
- Estrutura e funcionamento da língua;

10.4.2 Área Lógico-matemática
- História dos Números;
- Operações com números naturais;
- Sistema decimal de medidas;
- Medidas de Comprimento;
- Escala;
- Perímetro;
- Números Decimais;
- Introdução às Frações;
- Medidas Múltiplas do Metro;
- Medidas de Superfície;
- Potência.;
- Medidas de Volume, Capacidade e Massa;
- Frações;
- Grandezas;
- Razões entre grandezas;
- Grandezas proporcionais;
- Regras de três simples;
- Regra de três composta;
- Porcentagem;
- Juro simples e composto;
- Módulos dos números relativos;
- Valor absoluto dos números;
- Números inteiros relativos;
- Números racionais;
- Expressões;
- Expressões numéricas;
- Equações do 1º grau;
- Inequações do 1º grau;

10.4.3 Área Sócio-Histórica
- O aluno: na escola, localidade, Município, Microrregião, Estado, país, continente e mundo;
- Produção Agrícola;
- Paisagem Natural;
- Paisagem Gaúcha;
- Os indígenas no RS;
- O clima no Rio Grande do Sul;
- Características internas do Rio Grande do Sul;
- Descoberta do Brasil;
- As reduções Jesuíticas;
- A Revolução Farroupilha;
- Os escravos;
- A Proclamação da República;
- O Mercosul;
- Localização dos alunos em diferentes espaços;
- A Hidrografia do Rio Grande do Sul;
- A ocupação do campo no Rio Grande do Sul por portugueses e espanhóis;
- A Colônia de Sacramento;
- Os imigrantes;
- Organização do Estado (rodovias, ferrovias, hidrovias, aerovias, os meios de comunicação, POA, os poderes Legislativo, Executivo,Judiciário, Símbolos);
- A questão cultural no Rio Grande do Sul;
- O primeiro habitante do Brasil: o índio;
- A Europa e os Descobrimentos Marítimos;
- O ciclo da cana-de-açúcar: após 1530;
- Organização da produção colonial e atual;
- Os problemas e as possíveis soluções para o setor agrícola;
- Troca de mão-de-obra: índio para negro;
- Conquista e povoamento do território brasileiro no século XVII;
- O ciclo da mineração (séc. XVII);
- Crise do sistema Colonial;
- A vinda da Família Real para o Brasil;
- O Brasil após a “Independência”;
- Riqueza X miséria;

10.4.4 Área Sociobiológica
- Solo;
- Paisagismo;
- Vegetais;
- Horta;
- Agroecologia;
- Agricultura alternativa;
- Propriedade, componentes e tipos de solo;
- Água;
- Estudo do ar;
- Camadas da atmosfera;
- Pressão atmosférica;
- Vento;
- Cadeia alimentar;
- Equilíbrio ecológico;
- Vegetais;
- Relações entre os seres vivos
- Estudo dos insetos, doenças transmitidas e alimentação;
- Quilópodes e diplópodes;
- Aracnídeos;
- Anelídeos;
- Moluscos;
- Nematóides
- Platelmintos;
- Protozoários;
- Peixes;
- Anfíbios;
- Répteis;
- Aves;
- Mamíferos;

10.5 SABERES DA 4ª ETAPA
10.5.1 Área de Expressão:
- Corpo;
- Jogos;
- Danças;
- Recreação;
- Espaço;
- Text comprehension;
- Vocabulary;
- Numbers;
- Interrogative words;
- What time is it?
- Days of the week, months, seasons;
- Gramática: Verbs; Possessive adjectives and pronouns; Prepositions; Personal pronouns;
- Oralidade;
- Dramatização;
- Produção textual;
- Leitura e interpretação;
- Estrutura e funcionamento da língua;
- Recitação;
- Desenhos;
- Dança;
- Música: Paródia;
- Recorte e colagem: crônica;

10.5.2 Área Lógico-Matemática
- Valor numérico de polinômios;
- Monômios: operações;
- Polinômios: operações;
- Produtos notáveis;
- Quadrado da soma e da diferença de dois termos;
- Produto da soma pela diferença de dois termos;
- Trinômio quadrado perfeito;
- Diferença entre dois quadrados;
- Fatoração;
- Equações fracionárias;
- Sistema de equações;
- Entes geométricos primitivos;
- Ângulos;
- Transformação de ângulos;
- Operações com ângulos;
- Ângulos complementares e suplementares;
- Polígonos;
- Números de diagonais dos polígonos;
- Soma dos ângulos internos do polígono;
- Triângulos;
- Quadriláteros.
- Raiz quadrada;
- Base dez;
- Racionalização de denominadores;
- Radicais;
- Coeficiente e produto da equação do 2º grau;
- Equações biquadradas;
- Sistema de equações do 2º grau;
- Equações irracionais;
- Problemas do 2º grau;
- Discriminante.
- Semelhança de triângulos;
- Congruência de triângulos;
- Feixe de paralelas;
- Teorema de Pitágoras;
- Razões trigonométricas;
- Percentagem;
- Juro Simples;
- Juro Composto;
- Correção monetária;
- Regras de Sociedade;
- Empresa;
- Comércio;
- Máquinas usadas no comércio;
- Computadores e automação;
- Administração e organização;
- Administração e princípios;
- Tipos de organização;
- Técnicas administrativas, organizativas e comerciais.

10.5.3 Área Sócio-histórica:
- O Aluno: na escola, localidade, Município, Estado, país, continente e mundo;
- Conquistas e conflitos;
- O governo de D. Pedro I;
- Período Regencial;
- Situação econômica do Império;
- A Guerra do Paraguai;
- O Mercosul;
- A República Velha;
- Período Getulista (1930 – 1945);
- Período Populista (1945 – 1964);
- Período de Ditadura Militar (1964 – 1985);
- Eleições diretas;
- Problemas Mundiais;
- As Coordenadas Geográficas;
- Os Fusos Horários;
- O Feudalismo;
- Expansão marítima e comercial Européia;
- O Renascimento;
- A Reforma Religiosa;
- O Absolutismo;
- O Iluminismo;
- Revolução Industrial;
- Expansão do capitalismo;
- Fatos marcantes do século XX;
- A Nova Ordem Mundial: surgimento dos blocos econômicos;
- As novas tecnologias, as multinacionais e a globalização da economia;

10.5.4 Área Sociobiológica
- Conservação do solo.
- Estudo dos Animais: Pecuária leiteira e de corte;
- Microbacias;
- Conservação de estradas;
- Plantio direto;
- Diversificação de culturas;
- Conservação de florestas;
- Conservação de rios;
- Descapitalização dos agricultores;
- Definição, características e importância da Horticultura;
- Máquinas usadas na agricultura;
- Automação e computadorizados nos maquinários;
- Industrialização;
- Empresas;
- Adolescência;
- Célula;
- Material genético;
- Cromossomos sexuais;
- Caracteres congênitos;
- Tecidos;
- Sistema glandular;
- Sistema reprodutor;
- Tipos de parto;
- Controle de natalidade;
- Doenças sexualmente transmissíveis (DST);
- Sistema nervoso;
- Órgãos do sentido;
- Sistema digestivo;
- Sistema respiratório;
- Sistema circulatório:
- Sistema urinário;
- Sistema locomotor: - muscular e ósseo;
- Propriedades da matéria;
- Mistura de substancias e substancias puras;
- Estados físicos da matéria;
- Propriedades da matéria
- Transformação da matéria;
- Controle das reações químicas;
- Energia química e combustão;
- Mecânicas e movimentos;
- Força;
- Gravidade;
- Energia térmica.


11 SABERES E FOCOS NAS ETAPAS DO ENSINO MÉDIO

11.1 1ª ETAPA
11.1.1 FOCO: Compreensão da realidade do ponto de vista do desenvolvimento.

Neste foco serão desenvolvidas atividades interdisciplinares com o objetivo de realizar diagnóstico da realidade local e sua relação com a proposta metodológica de educação da escola, levando em consideração os seguintes aspectos:

Realizar a pesquisa participante;
Definir o tema gerador e os temas/eixo (categorias) a serem trabalhados;
Aprofundar alguns temas eixo, a fim de compreender a realidade;
A partir do conhecimento da realidade, levar o aluno a criticar, a analisar, a desenvolver o raciocínio e a capacidade de interpretar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua produção;
Estimular o aluno a curiosidade, raciocínio e a capacidade de interpretar a intervir no mundo que o cerca;
Formular pareceres e decisões sobre iniciativas e situações ambientais que afetam a comunidade;
Analisar e comparar, interdisciplinarmente, as relações entre preservação e degradação da vida na comunidade local e regional;
Conhecer e valorizar o planejamento dos espaços, como instrumentos de promoção de melhoria da qualidade de vida;
Incrementar ações que despertem para a autonomia com responsabilidade;
Buscar parcerias junto a instituições locais (EMATER, Secretaria da Agricultura. CRE;
Elaborar trabalho referente ao tema do foco em questão com acompanhamento dos professores das diversas áreas do conhecimento.



11.1.2 FOCO: Espaços de gestão (família, escola, comunidade) e relações de poder.

A – Área de expressão
Construção de um processo participativo de tomada de decisões administrativas, financeiras e pedagógicas, através da qualificação das relações entre escola, família e comunidade;
A partir do conhecimento da realidade, levar o aluno a criticar, a analisar, a desenvolver o raciocínio e a capacidade de interpretar documentais de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua produção;
· Incrementar ações que despertem para a autonomia com responsabilidade, no ser e no fazer, objetivando a melhoria da qualidade de vida, do meio ambiente, das relações de trabalho e de poder.
Trabalhar no sentido de romper estruturas individualistas e levar as pessoas a dispor-se, buscar parcerias que visem o desenvolvimento coletivo, facilitando a realização do trabalho, o incremento de rendas e a projeção da comunidade.
Oferecer oportunidades para que as pessoas conheçam o potencial produtivo de suas propriedades, valorizando-as e investindo no seu desenvolvimento;
Dispor de atividades que integrem as quatro habilidades (leitura, escrita, prática oral e auditiva) que envolvam a Língua Estrangeira Espanhola em interação com a cultura dos “hisponohablantes”.

B – Área sócio-biológica:
A partir do conhecimento da realidade, levar o aluno a criticar, canalizar, a desenvolver o raciocínio e a capacidade de interpretar o conhecimento sociobiológico no espaço de gestão;
Propiciar oportunidade para que os educandos conheçam o potencial produtivo de suas propriedades, valorizando-as e incentivando no seu desenvolvimento;
Permitir o estudo da vida, o desenvolvimento da auto estima e o respeito ao próprio corpo a dos outros;
Apresentar de forma organizada, o conhecimento biológico assimilado, através de textos e desenhos;
Relacionar fenômenos, fatos, processos e idéias de biologia elaborando conceitos e construindo generalizações;
Utilizar noções de conceitos da biologia em novas situações de aprendizado;
Identificar as relações entre conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico e a preservação da vida sustentável;
Conhecer os códigos e símbolos da química;
Buscar fontes de informação e formas de obter informações sobre o conhecimento químico.

C- Área lógico-matemática:
Ler, utilizar, compreender representações e relações matemáticas, proporcionando ao educando condições de interpretar situações cotidianas permitindo que ele se insira no contexto sociocultural e no mercado de trabalho.
Desenvolver a capacidade lógico – matemática na interpretação e intervenção da realidade.
Construir e investigar situações – problemas que envolvam conhecimentos Lógico – Matemáticos para sua resolução. Desenvolvendo atitudes de autonomia e segurança.

D - Área sócio-histórica
Conhecer, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua produção;
Situar as diversas produções da cultura – as linguagens, as artes, a filosofia, a religião, as ciências, as tecnologias e outras manifestações sociais – nos contextos históricos do ontem e do hoje;
Selecionar e elaborar esquemas de investigação que desenvolvam a observação dos processos de formação e transformação dos territórios, tendo em vista as relações de trabalho, a incorporação de técnicas e tecnologias e o estabelecimento de redes sociais;
Compreender e aplicar no cotidiano os conceitos básicos das ciências sociais;
Produzir textos a partir do conhecimento histórico, relacionando com a realidade, para estabelecer a compreensão da organização da realidade;
Estabelecer relações entre os diversos tempos históricos, reconhecendo-os como construções de cultura de humanidade;
Reconhecer nas formas concretas do espaço geográfico atual os processos históricos construídos nos diversos tempos, como conjunto de práticas dos diferentes agentes, que resultam em mudanças na organização espacial atual;
Conhecer e analisar as diferentes formas de relação de poder nas comunicações e nos diferentes espaços sociais;
Compreender a dinâmica da sociedade para perceber-se como elemento ativo, com capacidade até mesmo de viabilizar um modelo de sociedade mais justo e solidário;
Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.

11.1.3 FOCO: Formação cultural da população e construção da identidade.

Neste foco, e no anterior, serão desenvolvidos estudos levando em conta a evolução do processo histórico-sócio-cultural da população brasileira e sua inserção no meio local. O educando deverá elaborar trabalho referente ao tema dos referidos focos, registrando sua história de vida e as raízes culturais no processo de miscigenação.

A – Área de expressão
· Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;
· Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção;
· Considerar a linguagem e suas manifestações como fontes de legitimação de acordos e condutas sociais, e suas representações simbólicas como forma de expressão de sentimentos, emoções e experiências do ser humano na vida social;
· Reconhecer o sentido histórico da ciência e da tecnologia, percebendo seu papel na vida humana em diferentes épocas e na capacidade humana de transformar o meio;
· Traduzir os conhecimentos, sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagações, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política, econômica e cultural;
· Despertar no aluno a sensibilidade para interpretar as diversas manifestações: culturais, artísticas, políticas e sociais;
· Dispor de atividades que integrem as quatro habilidades (leitura, escrita, prática oral e auditiva) que envolvam a Língua Estrangeira Espanhola em interação com a cultura dos “hisponohablantes”.

B – Área sócio-biológica:
Expressar dúvidas, idéias e conclusões a cerca dos fenômenos bioquímicos;
Relacionar fenômenos, fatos, processos e idéias em biologia, elaborando conceitos, identificando regularidades e diferenças e construindo generalizações;
Reconhecer a biologia como o fazer humano e, portanto, histórico, fruto da conjunção de fatos sociais, políticos, econômicos, culturais, religiosos e tecnológicos;
Reconhecer aspectos químicos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano com o ambiente;
Traduzir e identificar a linguagem discursiva em linguagem simbólica da química. Utilizar a representação simbólica das transformações químicas e reconhecer suas modificações ao longo do tempo.

C - Área lógico-matemática:
Estabelecer relações entre o conhecimento lógico – matemática e outras formas de expressão da cultura humana.
Reconhecer a física e a matemática enquanto construção humana, aspectos de história e relações com o contexto cultural, social, político e econômico.
Formular hipóteses e prever resultados.
Interpretar e criticar resultados numa situação concreta.

D - Área sócio-histórica:
· Compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros;
· Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana, agir mesmo como agente social; e os processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos;
· Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos;
· Permitir o conhecimento de outras culturas e organizações sócias, desfazendo mitos e favorecendo a construção de interpretações individuais do mundo;
· Provocar o educando a ser um sujeito consciente de sua identidade e de seu papel na sociedade;
· Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo”, nas relações interpessoais com os vários grupos sociais;
Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade, enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões do mundo atual.

11.2 2ª ETAPA

11.2.1 FOCO: Relação do ser humano com o conjunto da natureza e o processo produtivo numa perspectiva ética e humanista.

Nesse foco serão desenvolvidos estudos teóricos referentes ao ecossistema e os efeitos da ação humana na natureza. Serão realizados trabalhos de levantamento de situações a nível local, detectando os efeitos ambientais e as possíveis alternativas e práticas sustentáveis.

A – Área de expressão:
Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de: organização cognitivas da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
.
B – Área sócio-biológica:
Utilizar elementos e conhecimentos científicos e tecnológicos para diagnostica e equacionar questões sociais e ambientais.
Compreender o desenvolvimento da sociedade como um processo de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos políticos/culturais, econômicos e humanos;
Conscientizar para preservação, reposição da fauna e flora.

C – Área lógico-matemática:
Dimensionar a capacidade crescente do homem propiciada pela tecnologia.
Construir e investigar situações – problemas, identificando a situação física, utilizando modelos físicos generalizando de uma a outra situação, prevendo, avaliando e analisando previsões.
Relacionar etapas da história da matemática com a evolução da humanidade.
Ler e interpretar textos de matemática;

D - Área sócio-histórica:
· Entender os princípios das tecnologias associadas ao conhecimento dos indivíduos, da sociedade e da cultura, entre as quais as de planejamento, organização, gestão, trabalho de equipe, e associá-las aos problemas que se propõem resolver;
· Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos;
· Analisar e comparar, interdisciplinarmente, as relações entre preservação e degradação da vida no planeta, tendo em vista o conhecimento da sua dinâmica e a mundialização dos fenômenos culturais, econômicos, tecnológicos e políticos que incidem sobre a natureza, nas diferentes escalas – local, regional, nacional e global;
· Conscientizar o educando das mudanças provocadas pelo homem no meio ambiente e provocar no mesmo atitudes para preservá-lo;
Entender a natureza como um espaço socializado, trabalhando em nível de problematização, investigação, análise comparativa e interpretativa, para se chegar a conclusões e, ao mesmo tempo levar a novas investigações.

11.2.2 FOCO: Políticas públicas em vista da qualidade de vida

Neste foco serão analisadas as diferentes formas de gestão pública no decorrer do processo histórico e os mecanismos de intervenção popular para uma eqüidade social. Busca-se também nesse foco desenvolver no educando a capacidade crítica-propositiva frente à situações de intervenção a nível local. Serão desenvolvidos trabalhos que visam propiciar condições de identificar as ações públicas locais, regionais e nacionais em vista à qualidade de vida.

A – Área de expressão
Respeitar e preservar as manifestações da linguagem utilizadas por diferentes grupos sociais, em suas esferas de socialização; usufruir do patrimônio nacional e internacional, com as suas diferentes visões de mundo; é construir categorias de diferenciação, apreciação e criação.
Associar conhecimentos e métodos científicos com a tecnologia do sistema produtivo e dos serviços.
Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania à justiça e a distribuição dos benefícios econômicos;
Dispor de atividades que integrem as quatro habilidades (leitura, escrita, prática oral e auditiva) que envolvam a Língua Estrangeira Espanhola em interação com a cultura dos “hisponohablantes”.


B – Área sócio-biológica:
Respeitar e preservar as manifestações da linguagem, utilizadas por diferentes grupos sociais, em suas esferas de socialização, usufruir do patrimônio nacional e internacional, com as suas diferentes visões de mundo, construir categorias de diferenciação, apreciação e criação ;
Associar conhecimentos e métodos científicos com a tecnologia do sistema produtivo e dos serviços;
Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visam á preservação a á implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente;
Apresentar de forma organizada, o conhecimento biológico assimilado, através de textos e desenhos;
Identificar fontes de informação e formas de obter informações relevantes para o conhecimento da química (livro, computador, jornais, manuais, etc;

C - Área lógico-matemática:
Compreender enunciados que envolvam códigos e símbolos físicos. Entender manuais de instalação e utilização de aparelhos;
Compreender a física presente no mundo de vivências e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos. Descobrir como funcionam os aparelhos;
Promover a realização pessoal mediante o sentimento de segurança em relação às suas capacidades matemáticas, o desenvolvimento de atitudes de autonomia e cooperação;
Utilizar adequadamente os recursos tecnológicos como instrumentos de produção e de comunicação;
Utilizar corretamente instrumentos de medição e de desenho;
Saber adequadamente calculadoras e computadores, reconhecendo suas limitações e potencialidades;

D – Área sócio-histórica:

· Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando as práticas dos diferente grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos;
· Selecionar e elaborar esquemas de investigação que desenvolvam a observação dos processos de formação dos territórios tendo em vista as relações de trabalho, a incorporação de técnicas e tecnologias e o estabelecimento de redes sociais;
· Compreender o processo de globalização e as conseqüências para as relações sociais, políticas e humanas;
· Exercitar o poder de crítica e a disposição para promover transformações;
Provocar no educando reflexões sobre as relações de poder e ampliar a noção de política, enquanto um processo de tomada de decisões que afetam a coletividade;



11.3 3ª ETAPA

11.3.1 FOCO: Alternativas de desenvolvimento:

Neste foco iniciará o processo de sistematização dos estudos anteriores com a escolha de um tema de pesquisa por parte do educando, elaboração de um sumário que será apresentado em banca de professores. A data e o prazo serão definidos pelo calendário escolar.

A – Área de expressão:
Entender o impacto das tecnologias de comunicação na sua vida, nos processos de produção no desenvolvimento do conhecimento e na vida social;
Compreender as ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolveram por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento cientifico com a transformação da realidade;
Entender o impacto das tecnologias associadas às ciências humanas sobre sua vida pessoal, os processos de produção, o desenvolvimento do conhecimento e a vida social;
Dispor de atividades que integrem as quatro habilidades (leitura, escrita, prática oral e auditiva) que envolvam a Língua Estrangeira Espanhola em interação com a cultura dos “hisponohablantes”.


B – Área sociobiológica:
· Entender o impacto das tecnologias na sua vida, nos meios de produção no desenvolvimento do conhecimento e na vida social;
Priorizar os “conceitos” e “conteúdos” sociobiológicos no desenvolvimento social;
Compreender as ciências como construção do ser humano;
Levar o educando a desenvolver a capacidade de observação e pesquisa, raciocínio científico e elaboração de projetos agroecológicos;
Propiciar a reflexão sobre a questões éticas implícitas nas relações entre ciência, sociedade, tecnologia e desenvolvimento;
Reconhecer o papel da química no sistema produtivo, industrial e rural.

C - Área lógico-matemática:
Reconhecer o papel da física no sistema produtivo, compreendendo a evolução dos meios tecnológicos e sua dinâmica com evolução do conhecimento científico.
Construir e investigar situações – problemas, identificar a situação física, utilizar modelos físicos, generalizar de uma a outra situação, prever, avaliar analisar situações.
Conhecer fontes de informações relevantes, sabendo interpretar noticias científicas.
Estabelecer conexões entre diferentes temas matemáticos e entre esses temas e o conhecimento de outras áreas do conhecimento.
Exprimir – se com correção e clareza, tanto na língua materna, como na linguagem matemática, usando a tecnologia correta.
Interpretar e criticar resultados numa situação concreta.

D - Área sócio-histórica:
· Transmitir conhecimentos sobre pessoas, a sociedade, a economia e as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal social, política, econômica e cultural;
· Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos;
· Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, gerados por mudanças na ordem econômica;

· Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes;
· Proporcionar explicações/debates sobre questões do presente e do passado;
· Orientar conscientizando sobre os vários ângulos de um mesmo acontecimento, derrubando verdades absolutas;
· Construir uma base de explicação e compreensão sociológica do processo de desenvolvimento da sociedade brasileira;
· Introduzir o aluno ao estudo do processo de desenvolvimento da sociedade contemporânea, de seus principais enfoques ou correntes.

11.3.2 FOCO: Sistematização reflexiva do/sobre o processo realizado.

Neste foco o educando desenvolverá o projeto final com pesquisa teórica e/ou estudo de caso, levando em consideração toda a trajetória percorrida respeitando a orientação das Normas Técnicas (ABNT). A data para apresentação, bem como o prazo de entrega do projeto será definida no calendário escolar anual.
A elaboração deste projeto, apresentação, entrega do trabalho e avaliação é condição para que o educando possa ser aprovado.

A – Área de expressão:
Construir categorias de diferenciação, apreciação e criação respeitando e preservando as manifestações das linguagens usadas por diversos grupos sociais em suas esferas de socialização;
Entender a relação entre o desenvolvimento científico e tecnológico e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuser e se propõe solucionar;
Aplicar as tecnologias das ciências humanas e sociais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida;
Dispor de atividades que integrem as quatro habilidades (leitura, escrita, prática oral e auditiva) que envolvam a Língua Estrangeira Espanhola em interação com a cultura dos “hisponohablantes”.


B – Área sócio- biológica:
A partir do conhecimento da realidade, levar o aluno a criticar, canalizar, a desenvolver o raciocínio e a capacidade de interpretar o conhecimento sócio - biológico no espaço de gestão;
Respeitar e preservar as manifestações da linguagem, utilizadas por diferentes grupos sociais, em suas esferas de socialização, usufruir do patrimônio nacional e internacional, com as suas diferentes visões de mundo, e construir categorias de diferenciação , apreciação e criação;
Entender a relação entre o desenvolvimento das ciências e o desenvolvimento tecnológico e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuser e se propõe solucionar.;
Apresentar de forma organizada, o conhecimento biológico assimilado, através de textos e desenhos;
Relacionar fenômenos, fatos, processos e idéias de biologia elaborando conceitos e construindo generalizações;
Selecionar e utilizar idéias e procedimentos científicos (Leis, teorias, modelos) para a resolução de problemas qualitativos e quantitativos em química, identificando e acompanhando as variáveis relevantes;
Conhecer os códigos e símbolos da química;


C – Área lógico-matemática:
Estabelecer relações entre o conhecimento físico e outras formas de expressão da cultura humana.
Ser capaz de emitir juízos de valor em relação a situações sociais que envolvam aspectos físicos e/ou tecnológicos relevantes.
Desenvolver a capacidade de utilizar a matemática na interpretação e intervenção no real.
Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento.
Transcrever mensagens matemáticas da linguagem corrente para linguagem simbólica (equações, gráficos, diagramas, fórmulas, tabelas, etc.) e vice –versa.
Ao ensino de matemática, garantir que o educando formalize certa flexibilidade para lidar com o conteúdo em situações – problemas de matemática e de outras áreas, sendo incentivado a buscar a solução, ajustando seus conhecimentos sobre os conceitos trabalhados para construir um modelo para interpretação e investigação.

D - Área sócio-histórica
· Entender a importância das tecnologias contemporâneas de comunicação e informação para planejamento, gestão, organização e fortalecimento do trabalho em equipe;
· Entender o impacto das tecnologias associadas às Ciências Humanas sobre sua vida pessoal, os processos de produção, o desenvolvimento do conhecimento e a vida social;
· Aplicar as tecnologias das Ciências Humanas e sociais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida;
· Posicionar-se diante de fatos presentes a partir de interpretações de suas relações com o passado;
· Identificar, analisar e avaliar o impacto das transformações naturais, sociais, econômicas, culturais e políticas no seu “lugar-mundo”, comparando, analisando e sintetizando a densidade das relações e transformações que tornam concreta e vivida a realidade;
· Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade: as explicações das ciências sociais, amparadas nos vários paradigmas teóricos, e as do senso comum;
· Através do conhecimento sistematizado construir no educando uma postura mais reflexiva e crítica diante da complexidade do mundo moderno;
· Fornecer instrumentos teóricos para que o aluno entenda o processo de mundialização do capital, em correspondência com as sucessivas revoluções tecnológicas.


12 SER: VALORES, ATITUDES E NORMAS

- Participação ativa na sala de aula, bem como interesse e dedicação;
- Organização e capricho com o material escolar;
- Liberdade de expressar seu pensamento;
- Ser educado com os colegas;
- Ter posicionamento diante das questões sociais e assumir compromissos;
- Construir sujeitos autônomos, responsáveis, solidários, críticos, sensíveis, participantes e críticos, capazes de integrar-se ao mundo de trabalho;
- Ser um sujeito que possa desenvolver uma atividade mais especializada na atividade agrícola;
- Amor e respeito a vida humana, a terra e a natureza;
- Ser um sujeito que possa entender a importância da saúde preventiva para a vida do ser humano;
- Ter amor e respeito à vida humana, a terra e a natureza;
- Ter pleno desenvolvimento físico, mental e intelectual.
- Formar cidadão consciente, que valorize os produtos naturais, conserve o meio ambiente, tenha boa comunicação, criatividade e iniciativa;

13 LOCALIZAÇÃO DO EDUCANDO NAS ETAPAS

A localização do educando em qualquer etapa é feita:
- Classificação:
por promoção, para educandos que cursaram, com aproveitamento, etapa anterior, na própria escola;
por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas;
independente de escolarização anterior, mediante avaliação feita na escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na etapa adequada;
A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferência entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais e a legislação vigente.

14 AVALIAÇÃO

A avaliação é entendida como uma ação humana concreta, contextualizada no cotidiano da escola e vivenciada por toda a comunidade escolar.
Dessa forma, para que se efetive este processo, é necessária a construção de práticas avaliativas contínuas, diagnósticas, investigativas, participativas, democráticas e emancipatórias, que levem em consideração o aluno como um todo, as diferenças individuais e os diferentes saberes.
O processo avaliativo, na concepção dialética, deve considerar a participação de todos os segmentos nas atividades escolares. É estabelecido o diálogo permanente, valorizando todos os momentos pedagógicos, a metodologia, o conteúdo, os educadores, os educandos e a comunidade em vista do crescimento coletivo através de práticas em que os educandos se auto-avaliam, os educadores se auto-avaliam e avaliam os educandos em dinâmicas individuais e coletivas.
Os educandos são avaliados nas seguintes dimensões:
na sua relação com a comunidade, na construção de valores, na sua participação individual e coletiva em todas as atividades realizadas no conjunto da escola e da comunidade;
na sua construção e ressignificação dos conhecimentos científicos, sociais e tecnológicos;
Para o Ensino Médio será considerado o avanço da construção do saber alicerçado ao meio de vida de acordo com a seqüência desencadeada nas séries e os respectivos focos (pesquisa participante) e a construção final do projeto a partir da sistematização de todo o percurso realizado na três etapas do Ensino Médio.
Os registros serão efetivados no decorrer do processo pedagógico, construídos coletivamente e explicitados através de parecer descritivo no final de cada trimestre tanto no Ensino Fundamental como para o Ensino Médio.
A avaliação faz parte do ato educativo, do processo de aprendizagem. Avalia-se para diagnosticar avanços e entraves, para intervir, agir, problematizando, interferindo e redefinindo os rumos e caminhos a serem percorridos.
A avaliação será expressa dentro de uma concepção emancipatória, através de práticas reconstruídas tais como:
- Anotações sobre as produções dos alunos;
- Registros de observações ou produções dos alunos;
- Relatórios descritivos de desempenho individual;
- Auto-avaliação do aluno, do grupo, da turma e dos educandos;
- Conselho de classe por etapa e participativo;
- Assembléias avaliativas;
- Reuniões pedagógicas.
A partir das observações e registros feitos, os educadores de cada área do conhecimento, e depois com todo o grupo de educadores, farão a análise dos dados para futuro registro.
Serão proporcionadas atividades de estudo de recuperação paralela aos educandos do Ensino Fundamental e Médio no decorrer do ano letivo. Isso acontecerá em forma de laboratório de aprendizagem aos que não atingirem os objetivos propostos nos diversos componentes curriculares.

Os educandos que não conseguirem atingir os objetivos propostos para o ano de determinada etapa, exceto o 1ºano/1ª etapa, permanecerão no respectivo ano da etapa para a complementação de estudos e retomada dos saberes.















































ANEXOS


1 LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM

Justificativa: Considerando que alguns alunos apresentam dificuldades em alguns saberes e que as aulas normais não são suficientes para alcançarem a aprendizagem esperada, vê-se necessário um horário especial, além da carga horária normal e em turno inverso, em forma de oficina, para ajudar o educando a atingir os níveis esperados de conhecimento. Este espaço é destinado a superação das dificuldades nas aprendizagens nos diferentes componentes curriculares, constando no item 5.6 do Regimento Escolar, onde fala sobre a avaliação da aprendizagem.

Objetivo geral: Criar condições para que o educando consiga superar as suas dificuldades apresentadas em sala-de-aula, propiciando momentos e espaços de apoio pedagógico para suprir carências na aprendizagem.

Objetivos específicos:
- Oportunizar horários diferenciados, além da carga horária normal, para que o educando possa recuperar aprendizagens;
- Desenvolver o laboratório de aprendizagem integrado ao PPP da escola;
- Oportunizar ao educando atividades que o levem a desenvolver sua aprendizagem;
- Detectar as causas das dificuldades apresentadas;
- Oportunizar ao educando diferentes metodologias de aprendizagem;
- Propiciar momentos de motivação para a construção do conhecimento.

Disponibilidade de Recursos Humanos em horas:
- Anos iniciais do Ensino Fundamental: 02 horas semanais para cada ano totalizando 08 horas semanais para o professor;
- Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio:
Língua Portuguesa: 02 aulas quinzenais para cada turma, totalizando 04 horas semanais para o professor(a).
Matemática: 02 aulas quinzenais para cada turma, totalizando 04 horas semanais para o professor(a).
Ciências: 02 aulas quinzenais para cada turma, totalizando 04 horas semanais para o professor(a).
História e Geografia: 02 aulas quinzenais para cada turma, totalizando 04 horas semanais para o professor(a).

Turno: Turno inverso ao horário normal de aula.

Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que necessitarem de atendimento diferenciado e de apoio para suprir carências na aprendizagem.



2 HORA DO CONTO
Este projeto visa a continuidade da Hora do Conto junto a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Roberto Löw de Barro Preto/Nova Ramada.

Coordenação: Professores(as) da Educação Infantil, Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Público Alvo: Educandos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Roberto Löw.

Carga horária quinzenal: 30 minutos.

Realização dos encontros: Quinzenalmente, às terças-feiras,no turno da manhã das 10 h às 10h 30 minutos e no turno da tarde das 15 horas e 15 minutos às 15 horas e 45 minutos. É elaborado um cronograma, onde quinzenalmente uma turma, com seu respectivo professor é responsável conjuntamente com o professor disponível para este fim.

Justificativa: Considerando que nossos alunos apresentam dificuldade na expressão oral e corporal, a falta de um espaço familiar onde se cultive o hábito de contar histórias e a dificuldade econômica em adquirir material literário, nossa escola propicia um espaço para a Hora do Conto.

Objetivo Geral: Oportunizar um momento cultural e recreativo de contar e ouvir histórias, em que se destaca a expressão em seus aspectos lúdicos, corporais, orais e artísticos.

Objetivos Específicos
- Desenvolver a Hora do Conto integrada ao PPP da escola;
- Valorizar a arte, a cultura e o lazer;
- Despertar a criatividade na construção dos recursos necessários à Hora do Conto;
- Oportunizar um espaço para a criança e o adolescente desenvolverem suas potencialidades de expressão;
- Trabalhar a capacidade de atenção, concentração;
- Integração entre as turmas;
- Despertar o gosto pela leitura;
- Integrar alunos, professores e funcionários;
- Capacidade de produzir e reproduzir histórias;
- Possibilitar a imaginação criadora;
- Utilizar o veículo radiofônico como instrumento pedagógico coletivo e criativo na divulgação dos trabalhos realizados.

Disponibilidade de Recursos Humanos em horas: 12 horas semanais.


3 OFICINA DE MÚSICA

O projeto visa a implantação de um Grupo de Vivência Musical junto a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Roberto Löw de Barro Preto/Nova Ramada, bem como aulas individuais de instrumento (flauta ou violão).

Justificativa:
- O processo de musicalização deve ser iniciado na infância, sendo que a escola cabe oportunizar vivências para que isto aconteça;
- A vivência musical em grupo oportuniza o desenvolvimento musical, vocal e instrumental, de seus integrantes;
- Estimular a formação de grupos de canto, visto que estes tendem a extinguir-se pelo pouco incentivo e valorização;
- Integrantes da comunidade escolar têm manifestado e vêem a necessidade de tal atividade;
- A Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Roberto Löw, através de seu quadro de educadores, dispõe-se a proporcionar a atividade de Vivência Musical em Grupo, bem como aulas de instrumento (flauta e violão).

Objetivo Geral: Oportunizar vivências musicais a crianças da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio em aulas semanais extra-classe, cuja participação dos educandos acontecerá por livre opção.

Objetivos Específicos:
- Expressar livremente e com ampliação progressiva do vocabulário, seus afetos através dos sons da voz falada e cantada, do movimento corporal e de recursos instrumentais variados;
- Participar de vivências musicais com e sem a participação de instrumentos a partir do estudo de um repertório;
- Promover a prática instrumental em grupo;
- Promover a integração e laços afetivos entre os integrantes;
- Desenvolver a técnica vocal entre os participantes;
- Preparar repertório para apresentações diversas;
- Promover intercâmbio com outros grupos de vivência musical.

Público Alvo: Aulas de instrumento (flauta e violão) individuais, com duração de trinta minutos, para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e o Grupo de Vivência Musical para alunos da Educação Infantil , do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com aulas extra-classe, cuja participação dos alunos acontece por livre opção.

Disponibilidade de Recursos Humanos em horas: 30 horas semanais.


4 PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATICA

A escola dispõe de Laboratório de Informática com acesso a Internet (Internet Comunitária), onde todas as etapas usufruem acompanhados de seus respectivos professores regentes no turno normal de aula e podem usufruir em turno inverso para a pesquisa e elaboração de trabalhos solicitados para os diferentes componentes curriculares.

Coordenação: Coordenadores do Laboratório de Informática, direção e professores da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Roberto Löw de Nova Ramada.

Público alvo: Educandos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Roberto Löw, professores e comunidade.

Justificativa: As rápidas e intensas mudanças sociais acentuadas pelo desenvolvimento tecnológico, ampliam o universo de experiências do homem, que são redefinidas e ressignificadas em suas práticas cotidianas, dando-lhes sentido. O uso das mídias assume grande importância nesse processo de construção. É nesse universo de construção e levando em consideração a proposta pedagógica da escola que apresentamos uma proposta de trabalho permeada pelo uso das tecnologias, permitindo outras visões sobre o processo ensino-aprendizagem, ou seja, oportunizando a integração e a utilização da informática como apoio nos projetos educacionais.

Objetivo geral: Desenvolver o processo de construção do conhecimento na interação com o meio, com os outros sujeitos e com os objetos de conhecimento que se deseja apropriar, favorecendo a tomada de consciência e da autonomia, como também a expressão da sensibilidade, da criatividade e a formação de novos valores.

Objetivos específicos:
- Introduzir o uso do computador de forma a respeitar o projeto pedagógico da escola e o desenvolvimento do educando;
- Desenvolver procedimentos de alfabetização e aquisição de habilidades elementares de raciocínio matemático;
- Estimular a coordenação viso-motora, auditiva, e de percepção temporal e espacial;
- Propiciar situações de descoberta de si, sobre o outro, sobre o meio físico e social, utilizando a alegria, a fantasia e a espontaneidade genuínas da infância;
- Criar desafios e problematizações que possibilitem o jogo de relações de conhecimentos interpessoais que desencadeiam o processo de aprendizagem individual;
- Sugerir métodos de trabalho que objetivem o levantamento de hipóteses, interpretação, análise e conclusão de dados e fatos;
- Estimular o educando para que se sinta cada vez mais livre em utilizar sua criatividade, impelindo seus conhecimentos através de desafios, da busca, da curiosidade, da pesquisa e resolução de problemas individuais e coletivos;
- Promover condições para que os docentes possam ser capacitados, possibilitando a autonomia pedagógica no uso do equipamento;
- Disponibilizar a comunidade a internet, para que possam comunicar-se, e buscar informações juntos a outros setores.

Estratégias de ação:
- Elaborar periodicamente cronograma de uso do laboratório de informática em conjunto com os professores das áreas do conhecimento;
- Planejar as atividades a serem trabalhadas conjuntamente com os professores;
- Exposição de trabalhos no final de cada projeto, utilizando para isso equipamento multimídia;

Recursos:
- Sala com 20 (vinte) computadores, sendo que 11 (onze) possuem acesso a internet, um servidor, uma impressora e dois multimídias;
- Dois laboratoristas com 20 horas;
- Capacitação de professores e laboratoristas.

Avaliação:
- Reuniões Pedagógicas;
- Relatórios;




5 PROJETO PAISAGISMO

O Projeto Paisagístico é um projeto permanente e inesgotável, que devido a sua amplitude perpassa todas as disciplinas e ações da escola, tendo a educação artística e as técnicas grícolas como eixo articulador, com temática voltada para a realidade social e cultural tão rica e particular de cada comunidade escolar.

Justificativa:
Este projeto visa envolver professores das diferentes áreas do conhecimento, alunos, direção, e demais membros da comunidade escolar, juntamente com entidades afins (EMATER, Engenheiro florestal, agrônomo, floricultores...).
Esta prática serve para, potencializar, reforçar, unir esforços e idéias, através da articulação entre instituições e os profissionais da educação, na busca do redimensionamento e cuidado com o espaço escolar e seus arredores.
Há necessidade de despertar no educando consciência de valorizar o espaço físico, a educação estética, o desenvolvimento da consciência ecológica e do multiculturalismo, para que possam integrar à educação, os desafios teóricos e práticos postos pela contemporaneidade.
È um direito do educando estar, conviver e aprender em ambiente escolar bem cuidado e com espaços bem planejados. O melhor instrumento para a construção e desenvolvimento deste projeto, é sem dúvida, o empenho para substituir a idéia de “descuido” pela a idéia de “cuidado”, visando o bem comum, que inclui a moradia, o bairro, a cidade e o meio rural.
A arte na escola enfatiza a apreciação e a compreensão com ênfase na educação estética, que integra o dia-a-dia, compreendendo não só a estética vinculada à obra de arte, mas também a estética do cotidiano. Este enfoque valoriza a sensibilidade, a educação do olhar, a relação com o meio ambiente e o multiculturalismo.
Para que o projeto tenha êxito, a interdisciplinaridade aparece como uma proposta possível e necessária a qual dependerá do enfoque dado pela a equipe da escola, do grupo de alunos, respeitando suas características, e principalmente do envolvimento dos aspectos sociais, culturais e ambientais da comunidade onde a escola se insere.

Objetivo Geral:
Oportunizar uma experiência escolar, onde se destaca a educação artística, estética e lúdica, a preservação do espaço público, a consciência ambiental e ecológica, a multiplicidade de saberes, como desencadeadores e sensibilizadores de ações, resultando na melhoria e preservação do espaço escolar e comunitário público.


Objetivos Específicos:
- Desenvolver o Projeto Paisagístico de forma integrada a proposta política-pedagógica da escola.
- Oportunizar a construção de conceitos estéticos ambientais e de preservação do espaço público com base na ação coletiva.
- Valorizar a arte, a cultura, a ecologia e o lazer.
- Definir cidadania como a ação executada pelo sujeito que, ultrapassando o estágio de usuário de seu ambiente, interage com ele, percebendo-se como responsável pela sua construção com direitos e deveres sobre o mesmo.
- Construção do parque infantil no pátio da escola.
- Reconstituição da mata ciliar nas margens do Arroio Bugiganga.
- Embelezamento do pátio escolar.
- Horta escolar.’

Público-alvo: Alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Disponibilidade de recursos em horas: 14 horas semanais

Avaliação:
Instrumentos: Observações, relatos, documentários, fotos, filmagem.
Critérios: Conscientização, observação, criação, criatividade, envolvimento, cooperação, responsabilidade e preservação.


6 OFICINA DE TREINAMENTO E DANÇA
Justificativa
Considerando que a escola dispõe de espaço físico, um ginásio de esportes para as práticas dos desportos (vôlei, futsal, xadrez, handebol e basquete) e a comunidade um campo de futebol (SER Corintians), aproveitaremos esses espaços para trabalhar em turno inverso de aula. Serão envolvidos alunos do ensino fundamental, anos finais (5°, 6°, 7° e 8° anos) e ensino médio. Serão desenvolvidas atividades que busquem sanar, suprir e ajudar nas deficiências dos educandos, quanto a expressão corporal, melhorando as habilidades e agilidades esportivas e expressivas.


Objetivo Geral
- Desenvolver percepções dos sentidos visuais, auditivos, gustativos, olfativos e táteis.
- Explorar potencialidades pessoais e coletivas, de habilidades e experiências como fator de alto conhecimento e de impulso para ação criadora.
- Valorização das diferentes linguagens visuais, dança, música e teatro, utilizando informações e qualidades perceptivas e imaginativas do educando.


Objetivos específicos
Þ Despertar e aperfeiçoar o gosto pela Educação Física;
Þ Desenvolver habilidades motoras como: agilidade, coordenação e equilíbrio;
Þ Levar ao conhecimento do próprio corpo e de seu desenvolvimento;
Þ Reeducar postura através de exercícios;
Þ Despertar e desenvolver o gosto por danças gauchescas, samba, valsas e diversos estilos;
Þ Trabalhar jogos e esportes em oficinas de treinamento, vôlei, futsal, handebol, basquete, atletismo (corridas de revezamento 4 x 100 m, corrida de velocidade 100 m rasos), saltos em distância e em altura, salto triplo, arremesso de peso e lançamento de dardo e de disco;
Þ Possibilitar o conhecimento e conseqüentemente a valorização e o respeito de diversas manifestações de cultura do Brasil e do mundo.

Público alvo
Alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Disponibilidade de recursos em horas: 04 horas semanais

Metodologia
O desenvolvimento das aulas práticas em grupos (anos), serão trabalhadas 4 (quatro) aulas semanais. Duas horas/aulas por turma, divididas em antes e depois do recreio. As turmas serão trabalhadas em 2 (dois) grupos da seguinte forma: 5° e 6° anos em uma tarde e 7° e 8° anos em outra tarde. Cada grupo virá quinzenalmente para as oficinas/aulas. Serão utilizadas bolas, cordas, redes, colchonetes, quadra, aparelho de som e CDs para as aulas de dança e jogos. Já nas atividades do atletismo, serão usados campo, peso, dardo e disco que serão adaptados.

Nenhum comentário: