Olá. Seja Bem Vindo.

QUE LEGAL VOCE TER ACESSADO NOSSO BOLG.

SO A EDUCAÇÃO DESENVOLVE QUALQUER, INDIVÍDUO NAÇÃO. VAMOS PESQUISAR CADA DIA MAIS...

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Quem foi o Patrono da Escola Dr. Roberto Löw


QUEM FOI O PATRONO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DR. ROBERTO LÖW

Roberto Löw, nasceu em 06 de março de 1872, em Smichov-Praga, capital da Áustria. Ali teve sua infãncia e adolescência, estudou na Universidade austríaca de Carlos Ferdinando. Formou-se como Dr. em direito civil e canônico, isto no ano de 1895.
No ano de 1896, incorpora no exército austríaco e passa a Aspirante de Oficial, porém sua filosofia de vida não coadula com o que o governo pretendia.
No ano de 1900 emigra para o Brasil, já casado em dona Júlia, nascida em Herock, se estabelece em São Leopoldo e em 1901 recebe autonomia para advogar aqui no Rio Grande do sul, profissão da qual logo se envergonhou, pois viu que um advogado não servia para estar do lado justo, mas sim na maioria da vezes tentar enrolar a justiça, favorecendo pessoas não justas e com isso abandonou esta profissão, para a qual tinha estudado. Nos anos de 1902 a 1904, foi para o interior de Tupaciretã, local chamado de Pirapó ( vida do pioneiro entre as matas).
No ano de 1905 volta para Porto Alegre e começa a diregir um jornal coeditado na Alemanha e tornou-se conhecido em todo o Rio Grande do Sul. O Dr. Roberto Löw dizia que "cabe ao Jornalista o papel da direção espiritual do povo e não a escola ou a igreja".
Em 1991 mudou-se para Cruz Alta. O então tido como lider espiritual dos alemães fundou seu próprio jornal em 12 de maio de 19911 o DIE SERRA POST. Já em 1912, transfere o jornal para Ijuí, onde teve sua sede ao lado da Praça da República até o ano de 1971.
No in´´icio de junho de 1914, partiu juntamente com o filho Leopoldo para a Alemanha, a fim de novos estudos e negócios, queria ficar três meses e acabou ficando 5 anos, isto por causa da 1º Guerra Mundial. Porém aqui sua esposa em 05 de novembro de 1917 funda em português o Jonal: Correio Serrano. Com a Guerra Boberto Löw, apresentou-se ao Quartel Áustro-Húngarro, onde entrou como oficial e foi trabalhar em berlim no setor de imprensa oficial.
A volta a Ijuí, acontece em março de 1919, onde é recebido com grande emoção pela esposa e filhos, porém Roberto Löw, não era mais o mesmo homem, com tudo vivenciou e presenciou durante a guerra ( sofrimentos dos vencidos, e arrogância e raiva dos vencedores). Tudo isso lhe abalou a cabeça, ficando por vários anos num dilema de transe, porém recuperou-se aos poucos e novamente volta a ser o homem forte da imprensa, assumindo seu papel de verdadeiro jornalista e defensor do povo humilde e fraco. Roberto Löw sempre defendeu o povo, principalmente o meio rural, nunca seu jornal assume cunho político partidário ou religioso.
Obs: No jornal de 06 de março de 1972 pag 19 no terceiro parágrafo da coluna 02 consta a seguinte passagem sobre a escola local:
" Mas sua memória não foi esquecida no goveno Meneguetti, o Estao deu à Escola Rural de Barro Preto ( hoje município de Nova Ramada) o nome de Dr. Roberto Löw, uma homenagem que constitui a simbolicamente, um reconhecimento de seu trabalho em prol do ensinoe, por conseguinte da elevação cultural e social dos homens da colônia."
Dr. ROBERTO LÖW E A GERAÇÃO ATUAL
Empenhamo-nos (neste especial momento em que comemoramos os 50 anos de nossa escola) em traçar a mais perfeita imagem da vida e da personalidade do saudoso Dr. Roberto Löw para, consoante dissemos "proporcionar aos pósteros um ideal autêntico, cuja imitação seja para eles um objetivo ambicionável."
Isto nos leva automaticamente a perguntar: Compreenderiam ainda os Pósteros, isto é primeiramente a geração atual, O Dr. Roberto Löw, que a meio século foi um líder espiritual num grupo limitado de seus considadãos: compreenderiam ainda eles o seu caráter, suas intenções e o seu modo de agir? A violenta revolução espiritual justifica, sem dúvida tal pergunta. Nestes últimos anos no mundo inteiro, desvaloriza-se ou inverte-se a todos os valores espirituais e morais até então vigentes, e que leva ao absurdo muito daquilo que constituí a verdade incontestável. Até que ponto as verdades foram escondidas, para que o poder econômico das grandes potencias, fosse considerado o bem mais supremo.
Quem preocupa-se seriamente com a geração de hoje, cuja mentalidade vai descambando cada vez mais, para o materialismo, e considera o idealismo como mera estupidez ou como cobiçado objeto de exploração, e que pura angústia, não cria coragem nem forças para chegar a uma decisão clara, deve concluir por uma resposta negativa. Uma personalidade como a Dr. Roberto Löw hoje em dia seria compreendida por muito poucos.
Ninguém pode dar marcha-a-re na história, ninguém podera´sustentar a evolução impetuaosa do mundo ao nosso derredor, mas nó temos condições, isto sim de nos afirmar contra o sovedouro, contra a voragem generalizada, e de conservar, em nosso íntimo, valores autênticos em vez de valores ilusórios.
O saudoso Dr. Roberto Löw sobrepujou muitos de seus contemporâneos não somente por sua inteligência extraordinária, por seu grande saber e por sua vasta cultura, mas também por seus nobres dotes de caráter, seus pricípios inabaláveis e por sua coragem de enfrentar o destino. (extraído do Correio Serrano).

Nenhum comentário: