Olá. Seja Bem Vindo.

QUE LEGAL VOCE TER ACESSADO NOSSO BOLG.

SO A EDUCAÇÃO DESENVOLVE QUALQUER, INDIVÍDUO NAÇÃO. VAMOS PESQUISAR CADA DIA MAIS...

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Jéssica Höring, ganhadora do 1º Lugar da Região
















Água, elemento indispensável para a sobrevivência

A água é a fonte de vida na Terra, e importante veículo para a manutenção de todo o ciclo vital. Porém, vem sendo desvalorizada pelo homem, que sedento pelo progresso econômico vem esgotando os recursos naturais há décadas, afetando a saúde da água, a fauna e a flora, e gerando conflitos e escassez hídrica em diversos países.
A água é o elemento que rege a orquestra da vida no Planeta Terra, pelo fato de estar sempre em constante renovação, pela chuva, pelos lençóis freáticos e pelos banhados. Entretanto, apesar de abundante é escassa para os seres vivos, já que a água potável é cada vez mais rara, atingindo um percentual de 0,26%, já que 2,5% desta se apresenta nas geleiras.
A humanidade vive um drama, pois o risco de cidades litorâneas serem inundadas e várias pessoas não terem acesso à água é grande, e o ser humano foi o grande precursor disso. O desmatamento abusivo de florestas, a poluição dos rios durante anos pelo minério, pelos agrotóxicos e pelo lixo, somados à falta de saneamento básico, foram importantes fatores que contribuíram para o grave problema da água, que posteriormente afeta todos os seres vivos.
No mundo todo já existem países que guerreiam pela disputa da água, e nesse contexto, vê-se que o poder econômico faz diferença, pois os países pobres são os que mais sofrem, enquanto países como o Brasil, ainda possui muita água. Sobretudo, grandes reservatórios de água são a moradia de inúmeros seres vivos, além de estabelecerem importantes trocas para que o equilíbrio natural perdure.
Em vista disso, o mundo todo corre o risco de ficar sem água, e de ver toda uma humanidade morrer sedenta. Portanto, alternativas devem ser empregadas com urgência para a manutenção da saúde da água, e o progresso deve respeitar os limites da natureza, para que a vida discorra normalmente e os conflitos entre os países que disputam a água cessem. Só assim, com sustentabilidade, garantiremos o bem-estar futuro de nossas gerações.

Jéssica da Silva Höring

Nenhum comentário: