Olá. Seja Bem Vindo.

QUE LEGAL VOCE TER ACESSADO NOSSO BOLG.

SO A EDUCAÇÃO DESENVOLVE QUALQUER, INDIVÍDUO NAÇÃO. VAMOS PESQUISAR CADA DIA MAIS...

quarta-feira, 19 de julho de 2006

Trabalhos da Escola

A Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Roberto Löw, de Barro de Nova Ramada, através da direção, equipe pedagógica, educadores e educandos, vem desencadeando atividades pedagógicas de vínculo com a comunidade local, abordando temas de interesse que venham propiciar condições de aprendizagens mediadoras para o despertar de uma consciência sustentável e humanística. Neste sentido esteve presente na escola nesta semana a Irmã Jordana Koller, pertencente a Congregação do Sagrado Coração de Jesus. Jordana é natural de Nova Ramada e atualmente esteve realizando trabalho missionário na Bolívia. Ela proferiu palestra para os estudantes do ensino fundamental e médio, destacando a importância na projeção da vocação nos dias atuais. Relatou sua experiência missionária na Bolívia e a atuação junto aos grupos étnicos denominados Colia (descendentes de índios) e Cambal (índios mesclado com espanhóis). Na sua fala a irmã destacou de que apesar da situação financeira difícil por que passam as famílias bolivianas são pessoas felizes por viver em recantos “interioranos” onde em contato com a natureza e o respeito a ela leva um convívio de paz e tranqüilidade, bem diferente das turbulências do mundo “moderno” e suas redundâncias resultantes do processo de globalização.
Na terça-feira o tema discutido na escola foi também “as alternativas de desenvolvimento sustentável” a nível global e de iniciativas locais. Esta iniciativa desencadeada pela escola visa formar cidadãos aptos a estabelecer diagnósticos tendo em vista a realização de pesquisa produzidas pelos educandos, ao mesmo tempo em que propiciam condições para que com o conhecimento da realidade possam intervir para modificar os rumos dos acontecimentos em benefício da humanidade. Neste sentido estiveram presentes Arlindo Almeida Técnico da Emater local, que presta assessoria aos projetos de pesquisas extensivas às propriedades rurais e o produtor rural pai de alunos, Sr. Odemar Höring.
Na quarta-feira o debate com os educandos tratou sobre “a vida de motorista” quando esteve presente o caminhoneiro Sr. Eno Höring dando destaque a semana do Colono e do Motorista, árduas profissões que dão os sustento e o alimento à mesa dos brasileiros.
A equipe pedagógica da escola juntamente com a direção, os professores, funcionários, educandos e pais estão neste momento desencadeando o processo da Pesquisa Participante, momento pela qual conta com a participação de todos os segmentos para reestruturação do plano pedagógico identificado com as peculiaridades locais.

Nenhum comentário: