Olá. Seja Bem Vindo.

QUE LEGAL VOCE TER ACESSADO NOSSO BOLG.

SO A EDUCAÇÃO DESENVOLVE QUALQUER, INDIVÍDUO NAÇÃO. VAMOS PESQUISAR CADA DIA MAIS...

segunda-feira, 21 de maio de 2007

A Fabricação do vidro. Trabalho 8º ano.

A Fabricação do Vidro

O vidro, é um objeto muito conhecido no meio em que vivemos, na cozinha, na sala, no banheiro...Enfim, é essencial em nossas vidas.Nesse trabalho, queremos mostrar a história do vidro, como ele é fabricado, como é feita a sua reciclagem.Conhecendo melhor como é a sua produção, poderemos além de ampliar nossos conhecimentos e valorizar o vidro melhor.
O vidro é duro e frágil.Ele é uma substância inorgânica, amorfa e homogênea.Ele resulta do resfriamento de uma massa em fusão, que endurece pela viscosidade.Tem características de líquido e aparência de sólido.
Ainda não se sabe quem descobriu o vidro, e em que época isso aconteceu. O que se sabe, é que os egípcios, sírios, fenícios, assírios, babilônios, gregos e romanos já trabalhavam com o vidro. Depois de um tempo, perceberam que do fogo escorria uma substância líquida e brilhante, que endurecia imediatamente, o vidro.Daí,, os fenícios se dedicaram só a esse tipo de produção, obtendo matérias utilizáveis.
Por isso, a data mais provável da descoberta do vidro, teria sido aproximadamente 4000 anos antes de Cristo, mas o vidro em estado natural existia desde a Pré-história.
O vidro natural era ocupado desde o período neolítico, aproximadamente 8000 anos antes de Cristo, para a fabricação de utensílios domésticos, armas rudimentares de defesa, para amuleto e objeto de decoração, e os egípcios foram os primeiros a fabricarem embalagens e recipientes para perfumes, bálsamos e cosméticos.
Naquela época, a produção exigia grande esforço, fornos pequenos, com difícil alcance de temperaturas e o grau de fusão, até que no Egito, com a técnica fole, conseguiram aumentar o calor.
Depois na Síria, foi a grande descoberta na história do vidro, a técnica do sopro, para a fabricação de vidros ocos.
Antigamente, o vidro era feito de cálcio, cal, potássio e barrilha, e eram opacos e arenosos.
Hoje em dia, ele é uma mistura de areia, barrilha,calcário, feldspato e outros aditivos. Esses ingredientes formam uma massa semi-líquida, depois de derretidos a 1.550ºC , e formam o vidro.O principal componente é a sílica, tanto que é possivel fazer vidro só com a fusão deste material. Tambem são colocadas outras substancias,só que em menos escala, como o óxido de ferro corantes e outros.
Os componentes são pesados e vaõ até misturadores, onde são distribuidos de forma homogênea. Depois seguem para fornos aquecidos a uma temperatura de até 1.570ºC , a temperatura de fusão. Durante esse processo, eliminan-se bolhas de gases e impuresas. Depois ele segue para o processo de afinamento, e após esse processo, ele é condicionado a certas temperaturas, para atingir certas finalidades, como a viscosidade.
O seguinte processo de fabricação, são os canais de distribuição. Depois, os vidros são trasportados eté as maquinas de comformaçao. Assim, atráves do calor, o vidro é cortado, e a gota de vidro cai no molde, que é feito de aço, cromo ou grafite.
O vidro vai para o processo de conformação, pelos seguintes métodos:

# Prensa: Nesse processo, o contramolde pressiona a gota entre o molde, conformando o vidro. Ex: copos americanos e saladeiras.
# IS: O molde é bipartido, e através do sopro contra a gota e o molde, ele atinge a forma desejada. Ex: potes e vasilhas.
# H28: É o processo mais complexo, onde a gota é colocada num molde primário, onde recebe uma pré-prensa, e depois entra no molde final, onde recebe lubrificação.
As matérias primas do vidro são importadas, ou vêm de jazidas em esgotamento, e a temperatura da fusão depende do tipo de vidro a ser fabricado. Alguns exemplos são:


Vidro soda cal (comum) 90% do vidro fabricado.
Vidro boro silicato (óxido de borra). EX: Pirex.
Vidro chumbo (óxido de chumbo). Ex: Cristal.
Vidros especiais, com fórmulas especiais.

A Reciclagem

Para a reciclagem, é usado o caco, pois funde a uma temperatura menor, economizando energia. Os cacos são separados por cor, transparente, marrom e verde, e fundem a 1000°C E 1200°C, enquanto na fabricação, fundem a 1500°C e 1600°C.
Depois de reciclados, vão para a indústria, onde com a matéria virgem, passam por todo o processo de fabricação.
O Brasil só recicla 14,2%, deixando os outros 85,8% na natureza, sabendo que o vidro não se decompõe.


Conclusão:

Aprendemos que o vidro não é um simples copo, ou um prato que temos em casa e utilizamos diariamente. Descobrimos todo o seu processo de fabricação, como foi descoberto e utilizado por nós seres humanos. O vidro não é um material simples, mas com toda a dedicação das fábricas vítreis, consegue-se belas esculturas.
Com este trabalho aprendemos também a dar mais valor a reciclagem dos materiais não utilizados, pois se déssemos importância a reciclagem do vidro, como é dada aos outros materiais, a natureza não estaria sofrendo com os danos, sabendo –se da situação do nosso planeta, e os 14,2% de reciclagem de vidros feitas no Brasil poderiam subir para 100%, dando um exemplo de amor ao meio ambiente e de compromisso com a melhoria da vida no nosso mundo.

Nenhum comentário: