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quarta-feira, 2 de maio de 2007

SUGESTÕES PARA CONSTRUIR UM PROJETO DE PESQUISA

SUGESTÕES PARA CONSTRUIR UM PROJETO DE PESQUISA

1 - Título do trabalho identificado com a realidade pesquisada;
2 – Objetivo Geral (idéia do todo) – Dimensiona abrangência do trabalho e o desafio maior. Relaciona-se ao problema geral à que o trabalho deva dar respostas nas suas conclusões.
3 – Objetivos específicos (idéia das partes) – São enunciações particulares do trabalho que darão origem às partes, capítulos, tópicos e outros desdobramentos do conteúdo do trabalho. Respondem as questões menores dentro da problemática maior do trabalho.
4 – Hipótese (problematização) – Identifica a parte central do problema e suas implicâncias (é o foco central do tema desenvolvido). Na problematização direciona-se o caminho que o fluxo das idéias vai seguir: se do próximo para o afastado ou do distante para o próximo. Pode-se desta forma iniciar o estudo a partir de suas raízes, de sua história ou vice-versa. Elabora-se um problema geral que consiga dar conta da abrangência da temática/assunto como um todo; em seguida, elaboram-se problemas derivados do problema geral, que por sua vez darão origem às investigações particulares, para dar respostas mais específica, dentro da temática geral do trabalho.
5 – Embasamentos teóricos (pressupostos) – É a parte teórica que trata diretamente do assunto estudado. Destacam-se os autores ou autor base que ilustra a “fala” e a postura filosófica que desejo seguir. Busca-se na literatura os fundamentos para a compreensão da temática sob investigação. Os professores devem assessorar os educandos na indicação da bibliografia. Portanto deve-se ter o cuidado em optar por autores que se contrapõem teoricamente.
6 – Metodologias da pesquisa
Especificar como vai ser desenvolvida a pesquisa. (Quais os caminhos e práticas desenvolvidas, podendo indicar se a pesquisa é bibliográfica: material publicado, livros, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na internet); pesquisa documental: como relatórios de diretorias, balanços patrimoniais, atas de reuniões, manuais de procedimentos etc; levantamento: elaborado a partir de interrogação direta de pessoas cujo comportamento se deseja conhecer; estudo de caso: estudo de um caso que permite o seu conhecimento profundo e específico na qual ocorre restrições à generalizações dos resultados; pesquisa ação: quando realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Quem pesquisa está envolvido de modo cooperativo e participativo.
Obs: Todos estes aspectos acima referidos constam na introdução, não sendo necessário dividir cada segmento.
Instrumentos para a coleta de dados:
1 - Observação: quando se utilizam os sentidos na obtenção de dados de determinados aspectos da realidade
- observação assistemática: não tem planejamento e controle previamente elaborado;
- observação sistemática: tem planejamento, realiza-se em condições controladas para responder aos propósitos preestabelecidos;
- observação não-participante: o pesquisador presencia o fato, mas não participa;
- observação individual: realizada por um pesquisador;
- observação em equipe: feita por um grupo de pessoas;
- observação na vida real: registro de casos à medida que ocorrem;
- observação em laboratório: onde tudo é controlado.
2 – Entrevista: Forma de obter informações de um entrevistado, sobre determinado assunto ou problema. A entrevista pode ser:
- padronizada ou estruturada: roteiro previamente estabelecido;
- despadronizada ou não-padronizada: sem rigidez de roteiro;
- Questionário: é uma série ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito pelo informante. O questionário deve esclarecer o propósito de sua aplicação e importância da colaboração do informante. As perguntas do questionário podem ser: Abertas: Qual é a sua opinião? Fechadas: duas escolhas: sim ou não; de múltiplas escolhas: fechadas com uma série de respostas possíveis. As perguntas devem ser formuladas tendo como base o objetivo da pesquisa evitando perguntas complexas que não vão ser respondidas.
3 – Formulário:
É uma coleção de questões anotadas por um entrevistador numa situação face a face com a pessoa (informante). Deverá ter uma interação efetiva entre o entrevistador e o entrevistado. Para facilitar o processo de tabulação de dados por meio de suportes computacionais, as questões e suas respostas devem ser previamente codificadas.



ESTRUTURA NA CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO DISSERTATIVO

1 – Capa: Nome da Escola; nome do autor (educando); título do trabalho e subtítulo se tiver; local (cidade da escola) e ano da entrega.
1.2 – Sumário: Enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede, seguido de sua paginação.
2 – Dissertação: É um estudo científico recapitulativo, expondo, reunindo, analisando e interpretando informações relativas a um tema específico, bem delimitado de tal sorte que revele o domínio e a capacidade de explanação e sistematização do assunto em questão. Abrange a introdução, desenvolvimento e conclusão, expondo com clareza e compreensão as idéias.
2.1 – Introdução: Primeira seção do texto. Definem brevemente a delimitação do assunto a ser tratado, os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração. Deve levar o leitor à compreensão objetiva do assunto desenvolvido no corpo do trabalho, apresenta a idéia central, a problematização, a metodologia, pressupostos teóricos e a explicação resumida de cada capítulo do trabalho. A idéia geral do assunto situado na história, na teoria, no tempo e no espaço. A extensão da introdução deve ser proporcional ao todo do trabalho.
2.2 – Corpo do trabalho ou desenvolvimento: é o miolo, a essência, a substância, a pare mais importante do texto. Exige uma visão reflexiva e analítica, posicionamento crítico e clareza na argumentação, permitindo a compreensão das etapas da pesquisa.
As partes são desdobradas em segmentos e que vai constituindo o todo. Cada parte deve ser tratada em fases sucessivas harmoniosamente encadeadas numa seqüência lógica.
2.3 – Conclusão: Configura-se na apreciação sucinta ou comentário pessoal do educando (autor). Faz a síntese dos principais resultados da pesquisa, retomando o que foi anunciado na introdução e desenvolvido no corpo do trabalho. É o momento de fazer o fecho das idéias apresentadas no desenvolvimento e apresentar sugestões consideradas necessárias e recomendações cabíveis. Pode-se fazer a avaliação dos pontos fracos e controvertidos, da validade, da importância e da contribuição para novos questionamentos em torno da temática explorada. É o resultado das aprendizagens ocorridas.
3 – Pós –textual: Nesta parte do relatório, são incluídos todos os elementos complementares ao texto, abrangendo entre outros:
3.1 – Referências bibliográficas: Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento ao relatório do corpo do trabalho. Apresentam a base de suporte teórico utilizada na realização do estudo. Devem ser relacionadas de acordo com a ocorrência seqüencial das citações no texto ou alfabética ao final do trabalho;
3.2 – Anexos: (opcional). Texto ou documento que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Os anexos devem ser identificados através de letras maiúsculas consecutivas e seus respectivos títulos.




SUGESTÃO DE ENCAMINHAMENTO DOS PROJETOS

1- CAPA:
1.1 - Nome da Instituição: (centralizado a 4 ou 5 cm da borda superior – em maiúsculas – fonte 14);
1.2 – Nome do autor/educando (centralizado – em maiúsculas – pode ser usada a fonte 14);
1.3 – Título do trabalho: (centralizado – em maiúsculas – pode ser usado fonte 14);
1.4 – Orientadores – Centralizado – Fonte 12
1.5 – Local: (cidade da Instituição onde deve ser apresentado o trabalho – fonte 12);
1.6 – Ano da entrega (centralizado – fonte 12 – a 2 cm da borda inferior).
2 – Folha com assinatura dos membros da Banca Examinadora (após aprovação e correção, disponível na Secretaria).
3 – Agradecimentos (opcional).
4 – Listas de Siglas (opcional)
5- Resumo (espaço simples – máximo 20 linhas) – Escolher 5 palavras chave do texto.
Conter: O título do trabalho; A escola e o local de onde foi desenvolvido o projeto; As preocupações e questionamentos que levou a realizar este projeto; A linha filosófica de pensamento na execução do projeto; A metodologia empregada – pesquisa em materiais bibliográficos, entrevistas, consulta na internet etc. Um parecer conclusivo na parte final dizendo quais os indicativos e possíveis alternativas para a problemática levantada; Pode conter no máximo 20 linhas.
6– Abstract (em espanhol – mesmas regras do resumo).
7– Sumário (centralizado – fonte 12 – espaço entre linhas: 1,5 – 8 cm da borda superior - Obs: pode usar nos títulos de seções os recursos de: negrito, itálico ou grifo redondo, caixa alta).
8– Introdução – 8 cm da borda superior - nº da página ocultada (Obs: Todas as páginas serão contadas a partir da capa, porém permanecerão ocultas até a primeira página da introdução).



SUMÁRIO SUGESTIVO

CAPÍTULO 1 – PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DA PROPOSTA DE ENSINO MÉDIO
1.1 – Conhecimento da vida e princípios metodológicos propostos pelo educador Paulo Freire
1.2 – A Pesquisa Participante
1.3 – Os eixos Temáticos extraídos da fala da comunidade
1.4 – Os conteúdos desenvolvidos de acordo com os focos nas respectivas séries
1.5 – A construção do conhecimento em uma educação libertadora.
1.5.1 – O sistema de avaliação
1.5.2 – Interdisciplinaridade

CAPÍTULO 2 - RESGATE HISTÓRICO E IDENTIDADE CULTURAL
2.1 – Estudo do processo imigratório e origem histórico-familiar
2.2 – História de vida
2.3 – Árvore genealógica
2.4 – Resgate histórico-cultural da comunidade (localidade) e/ou município

CAPÍTULO 3 – ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO (PESQUISA EMPÍRICA)
Formar um capítulo sobre um (problema) existente num estudo de caso ou propor uma alternativa de renda no meio de vida local.
O Capítulo sobre políticas públicas foi suprimido. Por isso se faz importante o (a) autor (a) deixar claro sua linha de pensamento com uma postura filosófica que leve em conta o crescimento econômico ou o desenvolvimento sustentável.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
BIBLIOGRAFIA
ANEXOS

Referência Bibliográfica
GRASSI, Alcindo e BATEZINI, Eunires da Silva. Metodologia da Pesquisa. 28 ed.. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003. 43 p. (Cadernos Unijuí).
KELM, Martinho Luis. Subsídios à disciplina de metodologia da pesquisa. Unijuí, 2002, 96 p.

SUGESTÃO PARA O TRABALHO RELATIVO AO 1º FOCO (1ºs SÉRIES) QUE TRATA SOBRE: Compreensão da realidade do ponto de vista do desenvolvimento

Cada 02 educandos deverão escolher o título de seu trabalho referente a este foco estudado no 1º Trimestre/ 2007, podendo ajudar-se mutuamente. O prazo para a entrega desta pesquisa ocorrerá até o final de junho.

SUGESTÂO PARA ENCAMINHAMENTO DO TRABALHO

1ª Folha constar:
- Capa com o nome da escola;
- Nome do educando;
- Título do trabalho;
- Nome dos professores orientadores;
- Localidade, mês e ano.

2ª Folha constar:
Sumário com capítulos e seus subcapítulos.

3ª Folha constar:
Introdução constando na mesma:
- o tema do trabalho – local de onde foi realizado – destaque da idéia central do trabalho (problema – foco central com objetivos).
- o método da pesquisa: se foi realizada a partir de leituras de textos de sala de aula, livros, entrevistas, jornais etc.
- as idéias resumidas de cada capítulo (explicação de cada capítulo desenvolvido).
- destacar na parte final de que este trabalho não tem por objetivo chegar à conclusão estabelecendo uma “verdade” e sim para aprofundar o conhecimento sobre determinado assunto.

4ª Folha e outras
Corpo do trabalho ou desenvolvimento: É a parte central do trabalho (miolo). Deve-se argumentar relatar, destacar leituras e análises do tema em questão com objetividade e clareza. Percorre as etapas do trabalho proposta no sumário. Estas etapas são partes do todo. Devem ter uma seqüência com posição crítica e argumentativa para tornar clara a posição do autor.

Folha seguinte
Considerações Finais
Parecer à apreciação resumida e clara com comentário do autor e síntese dos resultados obtidos fazendo um fecho das principais idéias. Pode-se fazer uma avaliação dos resultados. Os resultados não são definitivos, pois resultam de vários olhares e cada qual vê de acordo com o próprio ângulo da análise.

Última folha
Referências bibliográficas
Destacar as fontes bibliográficas pesquisadas

Obs. Este trabalho quando puramente copiado deve seguir as normas explicitadas nas aulas seguindo orientação da ABNT.
Poderá ser desenvolvido a mão, mas quem desejar poderá ser feito no computador na letra 12.



SUMÁRIO SUGESTIVO



INTRODUÇÃO.............................................................................................................03


1 – A EDUCAÇÃO LIBERTADORA: APRENDIZAGEM EM BUSCA DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
1.1 - Princípios de uma educação libertadora
1.1 - O método dialético de ensino
1.2 - A pesquisa Participante
1.3 - O sistema de avaliação
1.4 - O compromisso social da educação
1.2 - Paulo Freire
1.2.1 – Biografia
1.2.2 – Contribuições no sistema de ensino em nossa escola
2 – O DESENVOLVIMENTO LOCAL
2.1 - Visão de desenvolvimento
2.2 - Visão entre desenvolvimento sustentável e crescimento econômico
2.3 - O nosso município
2.3.1 - Pequeno histórico político administrativo
2.3.2 – Aspectos geográficos físicos naturais
2.3.3 – Potencialidades econômicas e de produção
2.3.4 – Pontos turísticos
2.3.5 – População
2.3.6 – Problemas detectados
2.3.7 – Perspectivas
- CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................



SUGESTÃO PARA O TRABALHO RELATIVO AO 2° E 3° FOCOS( 1ªSÉRIES) QUE TRATAM RESPECTIVAMENTE SOBRE: ESPAÇOS DE GESTÃO (família, escola, comunidade entre outros) E RELAÇÕES DE PODER: FORMAÇÃO CULTURAL DA POPULAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE.

Cada 02 educandos deverão escolher o título de seu trabalho referente a estes focos estudados no 3° e 4° trimestres/2007, podendo ajudar-se mutuamente até o 2° capítulo. Porém o 3° capítulo deve ser individual. Os educandos ao entregar o trabalho de pesquisa poderão fazê-lo no mesmo trabalho, porém no último capítulo deve conter a parte que compete a cada um.


SUGESTÃO PARA ENCAMINHAMENTO DO TRABALHO

1ª Folha constar:
- Capa com o nome da escola;
- Nome do educando;
- Título do trabalho:
- Nome do professor orientador;
- Localidade, mês e ano.
2ª Folha constar:
Sumário com capítulos e seus subcapítulos.
3ª Folha constar:
Introdução constando na mesma:
- o tema do trabalho – local de onde foi realizado – destaque da idéia central do trabalho (problema – foco central com objetivos).
- o método da pesquisa: se foi realizada a partir de leituras de textos de sala de aula, livros, entrevistas, jornais etc.
- as idéias resumidas de cada capítulo ou subcapítulo (explicação de cada capítulo desenvolvido).
- destacar na parte final de que este trabalho não tem por objetivo chegar à conclusão estabelecendo uma “verdade” e sim para aprofundar o conhecimento sobre determinado assunto.
4ª folha e outras:
Corpo do trabalho ou desenvolvimento: É a parte central do trabalho (miolo). Deve-se argumentar relatar, destacar leituras e análises do tema em questão com objetividade e clareza. Percorre as etapas do trabalho proposta no sumário. Estas etapas são partes do todo. Devem ter uma seqüência com posição crítica e argumentativa para tornar clara a posição do autor.
Folha seguinte:
Conclusão:
Parecer à apreciação resumida e clara com comentário do autor e síntese dos resultados obtidos fazendo um fecho das principais idéias. Pode-se fazer uma avaliação dos resultados. Não pode ser um resultado definitivo, pois cada autor vê um tema e sua análise de forma diferente.
Última folha:
Referências bibliográficas:
Destacar as fontes bibliográficas pesquisadas
Obs. Este trabalho quando puramente copiado deve seguir as normas explicitadas nas aulas seguindo orientação da ABNT.
Poderá ser desenvolvido a mão, mas quem desejar poderá ser feito no computador na letra 12.
- Prazo para realização deste trabalho: Até a última semana de novembro/2007.

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