Olá. Seja Bem Vindo.

QUE LEGAL VOCE TER ACESSADO NOSSO BOLG.

SO A EDUCAÇÃO DESENVOLVE QUALQUER, INDIVÍDUO NAÇÃO. VAMOS PESQUISAR CADA DIA MAIS...

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Quando se Usa "QUÊ"

A Palavra " Quê "

Há sempre um "quê" misterioso na vida:interrogativo - Que fazes ? relativo - Eis o caminho que leva à vitória.\ Mando-lhe o livro que pediu. Eis o livro a que você se refere. Não conheço o romance de que gostas. És o mesmo que sempre foste. Eis o caminho por que iremos.
expletivo - Que tristezas que tenho!interrogativo - Que lição estudaste ?indefinido - Que horas são ?Que orgulhosa não era ela! (=quão)Tenho que sair (=de)Quê ! Vocês não sabem ?
Ele quase que venceu
Nós por pouco que perdíamos
(Não pertencem os "quês" dos exemplos a nenhuma classe gramatical. São meros recursos de estilo).
Coordenada Aditiva - O moinho gira que gira sem parar.Coordenada Adversativa - Outro que não eu falhou.Subordinada Integrante - Penso que venceremos.Subordinada Concessiva - Que chova muito, irei assim mesmo.Subordinada Causal - Saí que já era tarde.Subordinada Temporal - Há muito que partiu.Subordinada Final - Faze o bem, que sejas feliz.Subordinada Condicional - Não sei, mas que (se) soubesse, não diria.Subordinada Comparativa - Este romance é melhor que o outro.Subordinada Consecutiva - Lutou tanto que venceu.Expletiva - que Deus nos abençoe.Alternativa - Conheço um que outro autor. (=ou)
__________________________________________________________
Explicações

O "quê" é acentuado (acento circunflexo) apenas nos seguintes casos:Quando for substantivo:A vida tem um quê de inexplicável.Quando for interjeição:Quê! Você ainda não se formou?Quando vier isolado, no fim da frase:Você fala de quê?Não há de quê.Há professores que não aceitam o quê preposição. A meu ver não há motivo para a rejeição. Ele aparece em muitos exemplos autorizados:"Tivemos mesmo que sair de Ressaquinha, ("Memórias sem Malícia de Gudesteu Rodovalho-Gilberto de Alencar-Agir-2ª ed.- pág 7.)"A Espanha teve que despejar a casa."( R.B.apud D.V. Regimes-Fernandes-verbete Ter)."Teve que concordar. "(M. de A. Apud idem-ib.)Note-se que, às vezes, o quê é um expletivo, mas tem classificação gramatical. Assim:"Oh! Que saudades que eu tenho..."(pronome relativo expletivo)Há muito que não o via(conjunção Subordinada Temporal Expletiva)Às vezes é mero expletivo:Ele quase que caiu.Por pouco que não morreu. (Fatos da L.P.-Mário Barreto-págs. 60-61.)Há empregos do quê, menos comuns hoje, e que estão exemplificados. Não são empregos que se recomendem como modelos.A nomenclatura Gramatical Brasileira fala da conjunção explicativa que, igual a porque, porquanto.Espere por mim, que não demoro.("que" é Conjunção Coordenada Explicativa para a N.G.B.)Opinião numerosa e de bons mestres. Para mim continua sento conjunção subordinativa causal.Observe-se que o quê, exceto o substantivo que é variável de número, é um pronome sem flexão de gênero e número e aplicável a coisas ou a pessoas, singular ou plural.Os quês são muitos. ( substantivo variou)Que livros tens? ( pronome invariável)Deixo a terra que me nutriu ( pronome referente a coisa)Conheço o amigo que me mostraste. ( pronome Referente a pessoa).Falou-me asperamente, o que muito me magoou. (= coisa que...)(Através do dicionário e da Gramática - Mário Barreto - pág. 139)

Nenhum comentário: