Olá. Seja Bem Vindo.

QUE LEGAL VOCE TER ACESSADO NOSSO BOLG.

SO A EDUCAÇÃO DESENVOLVE QUALQUER, INDIVÍDUO NAÇÃO. VAMOS PESQUISAR CADA DIA MAIS...

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Introdução do Projeto Ed. Diezon de Jesus

INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa procura entender a realidade e o funcionamento de um moinho colonial, através de um estudo de caso, o qual já está funcionando no mesmo local a aproximadamente 50 anos.
O primeiro capítulo fará uma discussão sobre o método tradicional de ensino a educação popular proposta por Paulo Freire, que é lembrado por suas grandes obras e métodos voltados para uma educação em que o educando aprende com o diálogo e com sua própria realidade, obtendo e recolhendo informações com as pessoas a sua volta, para daí então socializar com os demais educandos e professores onde há uma constante troca de informações, mudando o conceito de que o professor seja um mero repassador de informações de conteúdos já pré – estabelecidos, e o aluno um simples depósito que recebe tudo pronto.
O segundo capítulo relembrará as nossas origens, para conhecer como e porque os imigrantes vieram para o Brasil, analisando onde se instalaram, com o que passaram a sobreviver aqui e como se adaptaram. Com a árvore genealógica conhecer os nossos antepassados e com entrevistas com as pessoas mais velhas conhecer a vida de antigamente, seus costumes, hábitos, crenças, e formação da comunidade em que vivemos, para que estes dados não sejam simplesmente esquecidos, que sempre sejam lembrados e compartilhados, fazendo com que se mantenham vivas nossas origens.
O terceiro capítulo então, fará uma analise sobre o tema do trabalho que é “ Moinho Colonial Cachoeira: Alternativa de renda familiar” o qual apresenta sua localização, história, estrutura, máquinas, fazendo com que se tenha um maior conhecimento sobre o mesmo e a função de cada parte dentro do moinho.
Como o trigo é a única matéria – prima que o moinho necessita para a transformação em farinha é importante conhecer suas propriedades, variedades e classe comercial, para então ver como acontece sua transformação, até se tornar o produto final que é a farinha, ingrediente indispensável na fabricação de pães, massas, bolos, bolachas, biscoitos, etc.
Através da negociação com a compra de matéria – prima em cooperativas, condomínios e agricultores e a venda de farinha, farelo e prestação de serviços a família Jesus vem trabalhando ao longo de seus 45 anos de história.

Nenhum comentário: