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segunda-feira, 2 de abril de 2007

Método de Paulo Freire

1.1 MÉTODO DE PAULO FREIRE segundo educando Diezon de Jesus.

Paulo Freire nasceu no Brasil, no estado de Pernambuco, no dia 19 de setembro de 1921, vindo a falecer, no dia 02 de maio de 1997. Seu nome é Paulo Reglus Neves Freire, popularmente conhecido como Paulo Freire.
Desde muito cedo se interessou por leituras. Começou a aprender a leitura da palavra com seu pai, com palavras de sua realidade. Sua sala de aula era o quintal de sua casa.
Aos 10 anos ele foi morar em Jaboatão, que fica a 18 km de Recife. Com 16 anos cursou um ano de ginásio no recife, porque em jatobá não tinha ensino secundário. Sua mãe não tinha dinheiro para pagar seus estudos e com muita luta conseguiu uma bolsa de estudos no colégio Osvaldo Cruz, lá concluiu os 7 anos de estudos da língua Portuguesa e aos 22 anos entrou na faculdade de Direito de Recife. Antes de concluir a mesma em 1944 casou com Elza Maria Castro Oliveira, com quem teve 5 filhos.
Não concordando com os métodos de “educação bancária” que hoje se aplica aos alunos, onde os professores são meros repassadores de informações onde o aluno recebe tudo pronto, Paulo Freire criou métodos de ensino com o objetivo de educar, com base no estudo da realidade.
“Paulo Freire produziu um saber sobre educação popular, por meio de um pensamento, crítico e dialético. Seus postulados vão à contramão das práticas dominantes, da ideologia neoliberal, razão pelo qual nem sempre é reconhecido” ( PELANDRÉ, Nilcéa lemos, 2002, Pg. 44), e defende a idéia que a educação não pode ser um depósito de informações do professor sobre o aluno. Não é só o educando que aprende, mas também o educador, é a auto-gestão pedagógica.
Não ocorre o autoritarismo, em que fala e todo mundo escuta, todos dão sua opinião e o valor a aprendizagem. Isso ocorre por meio de discussão, analise e entendimento, dando muito mais valor ao dialogo.
O processo de autogestão é desenvolvido de forma que o aluno interaja com o professor, abordando temas que interessam ao educando, dando ênfase as discussões, ouvindo opiniões de todos os alunos tornando críticos e participativos.
Segundo Nilcéa lemos Pelandré podemos falar ainda hoje, com propriedade de “método de Paulo Freire” como algo muito mais do que uma metodologia, do que uma técnica de ensinar. Trata-se de uma concepção general da educação e da sociedade.

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