1.1 MÉTODO DE PAULO FREIRE segundo educando Diezon de Jesus.
Paulo Freire nasceu no Brasil, no estado de Pernambuco, no dia 19 de setembro de 1921, vindo a falecer, no dia 02 de maio de 1997. Seu nome é Paulo Reglus Neves Freire, popularmente conhecido como Paulo Freire.
Desde muito cedo se interessou por leituras. Começou a aprender a leitura da palavra com seu pai, com palavras de sua realidade. Sua sala de aula era o quintal de sua casa.
Aos 10 anos ele foi morar em Jaboatão, que fica a 18 km de Recife. Com 16 anos cursou um ano de ginásio no recife, porque em jatobá não tinha ensino secundário. Sua mãe não tinha dinheiro para pagar seus estudos e com muita luta conseguiu uma bolsa de estudos no colégio Osvaldo Cruz, lá concluiu os 7 anos de estudos da língua Portuguesa e aos 22 anos entrou na faculdade de Direito de Recife. Antes de concluir a mesma em 1944 casou com Elza Maria Castro Oliveira, com quem teve 5 filhos.
Não concordando com os métodos de “educação bancária” que hoje se aplica aos alunos, onde os professores são meros repassadores de informações onde o aluno recebe tudo pronto, Paulo Freire criou métodos de ensino com o objetivo de educar, com base no estudo da realidade.
“Paulo Freire produziu um saber sobre educação popular, por meio de um pensamento, crítico e dialético. Seus postulados vão à contramão das práticas dominantes, da ideologia neoliberal, razão pelo qual nem sempre é reconhecido” ( PELANDRÉ, Nilcéa lemos, 2002, Pg. 44), e defende a idéia que a educação não pode ser um depósito de informações do professor sobre o aluno. Não é só o educando que aprende, mas também o educador, é a auto-gestão pedagógica.
Não ocorre o autoritarismo, em que fala e todo mundo escuta, todos dão sua opinião e o valor a aprendizagem. Isso ocorre por meio de discussão, analise e entendimento, dando muito mais valor ao dialogo.
O processo de autogestão é desenvolvido de forma que o aluno interaja com o professor, abordando temas que interessam ao educando, dando ênfase as discussões, ouvindo opiniões de todos os alunos tornando críticos e participativos.
Segundo Nilcéa lemos Pelandré podemos falar ainda hoje, com propriedade de “método de Paulo Freire” como algo muito mais do que uma metodologia, do que uma técnica de ensinar. Trata-se de uma concepção general da educação e da sociedade.
A Escola está localizada no Município de Nova Ramada, Rio Grande do Sul. No ano de 1922 foi construída a primeira escola, nas proximidades da Igreja Católica da localidade de Barro Preto. A Escola tem hoje 21 professores e 9 funcionários e atende aproximadamente 250 educandos. O embasamento teórico é predominante a metodologia de Paulo Freire.
Olá. Seja Bem Vindo.
QUE LEGAL VOCE TER ACESSADO NOSSO BOLG.
SO A EDUCAÇÃO DESENVOLVE QUALQUER, INDIVÍDUO NAÇÃO. VAMOS PESQUISAR CADA DIA MAIS...
SO A EDUCAÇÃO DESENVOLVE QUALQUER, INDIVÍDUO NAÇÃO. VAMOS PESQUISAR CADA DIA MAIS...
Nenhum comentário:
Postar um comentário